Brasil e Argentina é, sem dúvida, a maior rivalidade da América do Sul e, talvez seja também, o maior clássico do mundo entre seleções. Apesar de nunca terem decidido uma Copa do Mundo, os dois times somam juntos 8 títulos mundiais.
Além das conquistas coletivas, junta-se também a qualidade das suas peças individuais. Se o Brasil tem Pelé como o maior de sua história, a Argentina tem Messi - ou Maradona - como o maior do país.
Mas se levarmos em conta apenas os confrontos disputados entre essas duas seleções, quem será que leva a melhor?
Controvérsia na contagem de vitórias
Existe uma polêmica em relação aos dados contabilizados pelas entidades responsáveis por regular o futebol em cada país. Enquanto a CBF considera a Seleção Brasileira como a maior vencedora do confronto, a AFA assume que a Argentina leva uma pequena vantagem no total.
No entanto, recentemente a FIFA divulgou os dados oficiais do duelo, encerrando assim, a polêmica em torno de quem venceu mais. E para a felicidade do torcedor brasileiro, a FIFA considera o Brasil como o maior vencedor!
Brasil leva vantagem mínima
Mas a vantagem, convenhamos, é mínima. Em 108 jogos disputados na história do confronto, o Brasil saiu vencedor em 42 duas oportunidades e a Argentina em outras 41. Para completar, o empate persistiu em 25 jogos.
Ou seja, caso a Argentina vença a partida válida pelas Eliminatórias, nessa terça-feira (21), no Maracanã, a seleção de Messi alcançará o Brasil com 42 vitórias.
Uma coisa é certa, a única vantagem que não irá mudar, independente do resultado do jogo, é a superioridade do Brasil em Copas do Mundo. Em 4 partidas disputadas, a Seleção Brasileira venceu duas, a Argentina ganhou uma, e a outra terminou em empate.
*este artigo foi publicado antes do jogo entre Brasil e Argentina, realizado no dia 21 de novembro de 2023.