Você sabia que o jogador mais velho do mundo em atividade já jogou no Brasil? O japonês Kazuyoshi Miura (56 anos), atual atleta do Oliveirense, da segunda divisão de Portugal, iniciou a sua carreira como profissional no Brasil, durante os anos oitenta, com passagens por grandes clubes como o Palmeiras e Santos.

Revelado no Juventus, Kazu rodou o Brasil

Apelidado de Kazu, o meio-campista de 56 anos de idade, deixou o Japão em 1982 em busca de um sonho: se tornar jogador de futebol no Brasil. Seus primeiros passos no esporte foram dados nas categorias de base de futsal, do tradicional clube, Juventus, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo.

Com 18 anos, Kazuyoshi Miura subiu para a equipe principal de futebol do Juve, mas logo em seguida se transferiu para o Santos. O mais curioso é que a sua estreia como profissional aconteceu justamente em uma partida contra o Juventus, mas atuando com a camisa do Peixe.

Após a passagem pela Vila Belmiro, Kazu jogou pelo Palmeiras - onde atuou em amistosos no seu país natal -, no Matsubara, CRB, XV de Jaú e Coritiba, antes de retornar ao Santos em 1990.

O meio-campista foi o primeiro japonês a atuar pelo Peixe em toda a história do clube. Além também de ter sido o primeiro jogador asiático a jogar por uma equipe nordestina.

fute11.com.br
Kazuyoshi Miura (Reprodução/X)

Destaque da Seleção Japonesa, e hoje no futebol português

Depois de um longo período no futebol brasileiro, Kazu voltou novamente para o Japão, mas dessa vez para ficar por muito tempo. Foram oito anos jogando pelo Yomiuri (hoje Tokyo Verdy), onde marcou mais de 100 gols e conquistou inúmeros títulos. Foi durante este período que o jogador se tornou peça essencial da Seleção Japonesa, sendo o artilheiro das Eliminatórias de 94 e 98. No entanto, o Japão não conseguiu se classificar para a Copa de 94, e Kazu, surpreendentemente, ficou fora da lista de convocados em 98. O meia nunca chegou a disputar uma Copa do Mundo.

Após o longo período defendendo o Tokyo Verdy, Kazuyoshi Miura rodou o mundo atuando em times como o Genoa (Itália), Croatia Zagreb (Croácia), Kyoto Purple Sanga (Japão), Vissel Kobe (Japão), Yokohama FC (Japão), Sydney FC (Austrália) e Suzuka Point Getters (Japão).

Incansável e com um físico extraordinário, Kazu chegou ao Oliveirense, de Portugal, em 2023, e até hoje joga pelo clube. Sua última atuação aconteceu no dia 19 de maio, em uma partida contra o Leixões, válida pela 34ª rodada da segunda divisão de Portugal, onde Kazu entrou no fim da segunda etapa.