O Corinthians perdeu mais uma partida no Brasileirão. Dessa vez, a equipe que recém anunciou o seu mais novo treinador, Ramon Menezes, visitou o Vasco da Gama e saiu com uma derrota de 2 a 0 em São Januário. Esta foi a quinta derrota do Timão nos últimos dez jogos. Neste período, o Corinthians empatou mais quatro partidas e venceu apenas uma - contra o Vitória.
Com apenas 12 pontos somados em 16 rodadas, o Corinthians continua na zona de rebaixamento e pode até terminar a rodada na penúltima posição, a depender dos resultados dos outros jogos. A situação da equipe alvinegra no Campeonato Brasileiro é extremamente delicada. Assim sendo, pelo menos estatisticamente, o rebaixamento cada vez mais vem se tornando algo inevitável.
O que o Corinthians precisa fazer para evitar o rebaixamento?
Ao levar em conta a média mínima de pontos que uma equipe necessita para não ser rebaixada à segunda divisão (45 pontos, de acordo com o senso comum), é muito difícil construir um cenário onde esta quantidade seja atingida pelo Timão ao fim do ano. Isto porque, faltam apenas três rodadas para o fim do primeiro turno, e o Alvinegro conquistou apenas 12 pontos. Imaginando que o Corinthians vença essas três partidas, ainda assim a sua pontuação será abaixo da metade da média necessária para escapar do rebaixamento.
Sendo ainda mais específico, o Corinthians ainda tem por disputar 66 pontos até o fim do Brasileirão. Precisando, hoje, de mais 33 pontos para alcançar a tão sonhada média de 45, o Timão necessita de um aproveitamento, a partir da próxima rodada, de no mínimo, 50% dos jogos.
Levando em conta que o aproveitamento do Corinthians até a 16ª rodada é de 25%, a equipe paulista precisaria dobrar a sua porcentagem de pontos ganhos. Convenhamos, uma tarefa bastante complicada.
A chegada de um novo técnico parece ser a última esperança de mudança de trajeto para o Corinthians. Ramon Menezes assumiu o Vasco no ano passado em uma situação parecida e conseguiu efetuar um verdadeiro 'milagre', fazendo com que o Cruzmaltino terminasse o campeonato com exatos 45 pontos, escapando assim da Série B. Resta agora saber se no Timão a história irá se repetir.