Esta semana, informações deram conta que o atacante do Grêmio, Luis Suárez, estaria pensando em encerrar a sua carreira como jogador profissional devido a dores no joelho que dificultam o seu desempenho em campo.

Problema antigo

Os problemas nos joelhos enfrentado por Luis Suárez estão presentes em sua carreira há quase 10 anos. Sua primeira cirurgia, no joelho esquerdo, foi realizada nas vésperas da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. O atacante uruguaio teve uma rápida recuperação, retornou no segundo jogo da Copa e marcou os dois gols da vitória do Uruguai sobre a Inglaterra.

fute11.com.br
Luis Suárez marcando contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 2014. (Icon Sport)

Em 2017, quando já era jogador do Barcelona, Suárez realizou outra cirurgia. Desta vez para retirada de um 'cisto sinoval' no joelho direito. Durante o ano seguinte, o atleta conviveu em diversos momentos com fortes incômodos na região, que por vezes, o deixava fora de algumas partidas.

No início de 2020, o jogador precisou realizar novamente uma cirurgia, agora por conta de uma lesão no menisco externo do joelho direito, ficando quase 6 meses fora dos gramados durante o período da pandemia.

Desde então, mesmo atuando 'normalmente' por times como o Atlético de Madrid, Nacional do Uruguai e Grêmio, Suárez vem fazendo tratamentos e tomando medicamentos que possam reduzir as fortes dores no joelho.

Presidente diz que o problema é grave

Esta semana o jogador teria indicado à diretoria do Grêmio a sua vontade de encerrar precocemente a carreira, tendo em vista o seu quadro clínico.

Nenhuma decisão oficial ainda foi tomada, no entanto, o presidente do Grêmio, ao ser questionado sobre esta possibilidade em um evento realizado esta quarta-feira na Arena do Grêmio, disse que o problema é 'grave', confira:

“Tem possibilidade de ele colocar prótese, o negócio é grave. Muita injeção, muito medicamento. Só que vai chegando em um limite, né? Agora, quando é o limite, quando será o último, a gente não sabe.”

Alberto Guerra, presidente do Grêmio

Questão de tempo

Para a tristeza do torcedor gremista, a reposta mais provável analisando o cenário como um todo, é que sim, Suárez irá se aposentar em breve.

Para um jogador como ele, que sempre teve uma relação muito ética com os clubes em que jogou, ter tomado esta iniciativa de procurar a diretoria e expor esta situação extraordinária é porque realmente, o uruguaio está no seu limite.

Resta saber agora, assim como o presidente falou, quando e em que partida isto acontecerá. Por enquanto, Suárez segue treinando 'normalmente' no Grêmio e deve atuar na próxima partida do Tricolor contra o América-MG.