Se a fase do Corinthians na Copa do Brasil e Sul-Americana é boa, no Campeonato Brasileiro a situação é mais do que alarmante.

Sem vencer há quatro partidas, o Timão tem apenas 21 pontos, ocupa a 18ª colocação do torneio (dentro do Z4) e ainda tem uma partida a mais que praticamente todos os seus adversários diretos na luta contra o rebaixamento.

22 rodadas já passaram e o Corinthians não conseguiu se afastar dos quatro últimos colocados da tabela. A chegada de Ramón Díaz até chegou a iludir o torcedor com duas vitórias seguidas, mas depois veio uma sequência de três empates e uma derrota, que fez com que o Timão voltasse ao Z4.

A situação evidentemente faz recordar o episódio vivido em 2007, quando a equipe paulista caiu para a segunda divisão pela primeira e única vez. No entanto, para a tristeza da torcida corinthiana, é preciso pontuar que a situação atual é ainda pior.

fute11.com.br
Fagner (Icon Sport)

Em 2007, após o término da 22ª rodada do Brasileirão, o Corinthians ocupava a 16ª colocação do torneio, com 27 pontos somados. Isso mesmo, seis a mais que a atual equipe comandada por Ramon Díaz.

Até o fim do torneio de 2007, o Timão acabou conseguindo mais 17 pontos depois da 22ª rodada, e terminou sendo rebaixado com 44 pontos. O primeiro time fora do Z4 foi o Goiás, que terminou aquele ano com 45 pontos.

Se levarmos em conta estes mesmos 45 pontos como uma meta para que o Corinthians escape da segundona este ano, o Timão ainda precisaria conquistar mais 24 pontos para chegar a esse número, ou seja, faltando 16 rodadas para o término do Brasileirão, a equipe paulista precisa ganhar a metade dos pontos que disputará até o fim do torneio.

Convenhamos, uma tarefa difícil (mas não impossível) levando em conta o que o Corinthians vem jogando na atual edição do Campeonato Brasileiro.