Sem marcar há 50 dias e mais de 70 com bola rolando

Gabigol vive atualmente o seu pior momento com a camisa do Flamengo. Já são quatro jogos consecutivos que o atacante inicia o jogo no banco de reservas - algo não muito comum em sua carreira jogando no Brasil.

No entanto, além de não atuar durante os 90 minutos nas últimas partidas, o camisa 10 Rubro-Negro também não faz um gol há 50 dias, quando marcou de pênalti na vitória contra o Coritiba. E este número é ainda mais assustador quando se leva em conta apenas gols com a bola rolando: desde o dia 26 de julho, na vitória sobre o Grêmio pela Copa do Brasil, que Gabigol não marca.

De vice-artilheiro para 15°...

A queda de rendimento do atacante é assustadora se levarmos em conta que, há um pouco menos de um ano, Gabigol acabou sendo a estrela do título do Flamengo pela Libertadores - marcando o gol da vitória na final contra o Athletico-PR. E também foi decisivo na campanha do título da Copa do Brasil - lembrando que na disputa de pênaltis contra o Corinthians, caso o jogador errasse a quinta cobrança, o Timão era quem seria o campeão.

Os dois títulos aconteceram em outubro do ano passado. Além das conquistas coletivas, Gabigol terminava 2022 como vice-artilheiro geral do futebol brasileiro, atrás somente do goleador do Fluminense, Cano. Em 2023, o argentino mantém a sua posição no ranking, no entanto, Gabi desceu para a 15ª posição.

No Brasileirão, por exemplo, são apenas 5 gols marcados em 19 partidas disputadas. Porém, além da falta de gols, é fácil notar a diferença do futebol praticado pelo jogador comparado aos anos anteriores. Gabigol já não demonstra a mesma mobilidade, eficiência, vontade, técnica e condição física de antes.

No momento, aquele que para muitos tem status de um dos maiores jogadores da história do Flamengo, está praticamente encostado na equipe. Com a chegada de Tite ao comando técnico do Rubro-Negro, pode ser que o treinador consiga recuperar Gabigol. Mas também vale lembrar que o mesmo foi quem não convocou o atacante para a Copa do Mundo em uma das suas melhores fases. Quem sabe 2023 ainda pode servir como o início de uma nova mudança para o jogador. Só depende dele.