Há tempos a Seleção Brasileira não passava por uma crise tão grande quanto a de hoje. Sem vencer uma Copa do Mundo desde 2002, uma sucessão de fracassos contra clubes europeus nos últimos mundiais, várias trocas de treinadores no passado recente, e agora a má campanha nas Eliminatórias, são apenas alguns dos fatores que evidenciam que o Brasil está muito longe de ser a potência mundial que já foi um dia.

É evidente que Dorival Júnior, depois do péssimo trabalho de Fernando Diniz e Ramon Menezes, assumiu a Seleção Brasileira com um grande pepino nas costas. No entanto, o início de trabalho do ex-treinador do São Paulo não vem entregando tudo aquilo que prometeu - tendo como ponto de referência os dois primeiros amistosos contra a Inglaterra e Espanha.

fute11.com.br
Treino da Seleção Brasileira (Icon Sport)

Dorival pode ser demitido?

Ao todo, em 10 partidas na frente da seleção, Dorival venceu apenas em quatro oportunidades. Além das vitórias, foram mais 2 derrotas e 4 empates - um total de 53% de aproveitamento.

Antes do início da nona e décima rodada das Eliminatórias, onde o Brasil enfrentará as duas últimas colocadas da tabela, Chile e Peru, a seleção ocupa somente a quinta colocação com apenas 10 pontos conquistados. Para se ter uma ideia, o Brasil está mais próximo do vice-lanterna Chile (que tem 5 pontos) do que do vice-líder Colômbia (16 pontos). 

Isto significa que, caso a seleção não consiga vencer um dos seus próximos confrontos, é possível que termine a data FIFA fora da zona de classificação para a Copa do Mundo. E neste cenário, uma eventual demissão precoce do treinador da Seleção Brasileira poderia ser discutida?

De acordo com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, é improvável que isto aconteça, uma vez que o treinador ainda nem sequer completou um ano no cargo. No entanto, a pressão sobre Dorival caso não vença as duas partidas contra as duas piores seleções do continente, podem fazer com que a CBF veja a saída do treinador como uma possibilidade existente - e quem sabe a chegada de um técnico estrangeiro (como Jorge Jesus) possa novamente voltar à pauta da entidade? Esperemos as cenas dos próximos capítulos...