O Botafogo venceu o Palmeiras por 1 a 0, com gol de Tiquinho Soares, na noite desta quinta-feira (17) no Nilton Santos. O resultado não só fez com que o Glorioso abrisse uma vantagem de três pontos sobre o vice-líder Palmeiras, como também 'vingou' a última partida disputada entre as duas equipes, no Brasileirão de 2023.

O jogo em si, foi um dos melhores que já tivemos no futebol brasileiro nos últimos anos. Apesar do resultado magro no placar, a intensidade e dinâmica do confronto lembrou uma partida digna de uma grande liga europeia. Com os dois times buscando o gol desde o início, foram poucos os momentos de 'respiro' que presenciamos ao longo da partida.

Em relação às oportunidades claras de gol, ficou igual para os dois lados. A diferença foi que ao invés do Palmeiras, que desperdiçou duas oportunidades claríssimas com Flaco López, parando as duas vezes no grandioso John, o Botafogo não perdoou. E foi com o vilão do ano passado, Tiquinho Soares - que perdeu aquele fatídico pênalti em 2023 - que o alvinegro arrancou a vitória.

fute11.com.br
Botafogo | Palmeiras (Icon Sport)

No entanto, o fator de desequilíbrio do jogo não foi Tiquinho, mas sim os pontas: Luiz Henrique e Júnior Santos. Dois velocistas, técnicos e fortes, coisa rara de se encontrar no futebol brasileiro. O Botafogo de 2024, diferente do de 2023, demonstrou que aprendeu com os erros. Tem um time psicologicamente forte, uma defesa sólida, um meio de campo dinâmico e um ataque avassalador. Na vitória contra o Palmeiras, provou que ao contrário do que muitos pensam, é sim o favorito ao título brasileiro hoje.

O único azar do Botafogo é o fato de Flamengo e Palmeiras serem dois clubes tão bem estruturados, com técnicos muito capacitados e com um elenco de qualidade. Mas se for para falar de identidade de jogo e de futebol apresentado até aqui, não tem para ninguém. Pode ter certeza que este ano a equipe de Artur Jorge briga pelo título do Campeonato Brasileiro até o fim. Há menos que o raio do azar e da instabilidade repentina caia novamente no mesmo lugar...