O Fluminense venceu o Olimpia por 2 a 0 no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, com gols de André e Cano. Com a vantagem construída, a equipe paraguaia precisará de uma vitória de no mínimo três gols, no segundo jogo, para se classificar.
O domínio do Tricolor no Maracanã foi absoluto - muito diferente das duas partidas do Flamengo contra o mesmo adversário na fase anterior da competição. Apesar de muitas vezes - como no jogo de ontem - encontrar dificuldades para criar chances claras de gol, a equipe de Fernando Diniz nunca abdica do seu estilo de jogo.
É claro que em muitas oportunidades, o esquema não funciona. Mas é de se louvar o empenho pelo qual, o treinador e o elenco, têm para que o conceito de jogo sempre seja aplicado. No entanto, há uma grande diferença deste Fluminense para outras equipes já treinadas por Fernando Diniz, que faz com que a margem de erro diminua e a probabilidade de sucesso aumente.
O fator diferencial
E essa diferença se dá através de dois atletas: Nino e André - não atoa são os dois jogadores convocados pelo mesmo Diniz, à Seleção Brasileira. O primeiro deles é um zagueiro que traz uma tremenda solidez defensiva e ainda tem uma excelente saída de bola. O segundo, é um dos volantes mais modernos do mundo. Tem bom passe e bom chute, chega com facilidade no campo de ataque, recompõe muito bem defensivamente e tem uma leitura de jogo como poucos. Na linguagem moderna: um exemplo do volante 'box to box'.
Esses dois jogadores, somados ao restante do elenco, dão ao Fluminense de Fernando Diniz, algo que ele nunca teve: consistência defensiva. É fato que com o seu estilo de jogo, a probabilidade de um erro, como por exemplo, uma saída de bola errada do campo defensivo, é grande. No entanto, sua equipe não tem mais a mesma fragilidade de antes. Não é um time que só ataca bem. É um time que também sabe defender. E isto está fazendo toda a diferença na competição. No jogo de ontem, por exemplo, o Fluminense terminou a partida com 18 finalizações contra apenas 4 do Olimpia - sendo que nenhuma delas foi ao gol.
O Fluminense tem tudo para provar mais uma vez esta capacidade no jogo de volta contra o Olimpia. Caso a equipe de Diniz confirme a sua ida para a semifinal - mesmo que o adversário seja o Inter - o Tricolor é sim o favorito para fazer a grande decisão da Libertadores, no Maracanã, contra o Palmeiras.