A Copa América se inicia no dia 20 de junho e se encerra quase um mês depois, no dia 14 de julho. Porém, diferente do que acontece na Europa, enquanto o torneio de seleções americano estiver sendo disputado no território dos Estados Unidos, as equipes brasileiras continuarão a jogar o Brasileirão. Na verdade, ao todo, sete rodadas serão afetadas pela competição. O que vai fazer com que muitos times brasileiros percam os seus principais jogadores por cerca de um mês.

Flamengo e Palmeiras serão os mais prejudicados

Entre os times que certamente perderão diversos atletas durante o período da Copa América, estão Flamengo e Palmeiras. Se levarmos em conta as últimas convocações das seleções internacionais, não seria uma surpresa se o Rubro-Negro dispensasse cerca de oito jogadores, e o Verdão seis.

Do lado do Flamengo, é bastante provável que os atletas Fabrício Bruno, Ayrton Lucas e Pedro sejam convocados por Dorival Júnior para a Seleção Brasileira, e Varela, Matias Viña, Arrascaeta e De La Cruz para a Seleção Uruguaia. Além de Erick Pulgar para a Seleção Chilena.

Já o Palmeiras, certamente perderá alguns jogadores internacionais, como Gustavo Gómez (Paraguai), Richard Ríos (Colômbia) e Piquerez (Uruguai). Além, claro, de Endrick, também Raphael Veiga e Murilo, que têm chances de estar presentes na lista de Dorival.

No entanto, nem só as duas equipes mais ricas do Brasil podem ficar desfalcadas para a disputa do Brasileirão. O São Paulo, que conta com um elenco recheado de jogadores estrangeiros, pode perder até seis atletas, assim como o Palmeiras. Além de Internacional, Fluminense, Vasco, Botafogo, Criciúma, Corinthians, Atlético-MG e Bragantino, que também entram na lista de times que podem perder mais de um jogador durante a Copa América. Tudo isso, claro, baseado nas últimas convocações da Data FIFA.

Por conta de todos esses possíveis desfalques, doze clubes brasileiros tentaram pedir à CBF para que paralize o Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa América. No entanto, a entidade rejeitou o pedido e manteve o mesmo calendário já pré-estabelecido.