James Rodríguez, por enquanto, vem sendo o principal jogador da atual edição da Copa América, nos Estados Unidos. Com um gol marcado e seis assistiências dadas, o meia colombiano carregou a sua seleção até a grande decisão do torneio, que será disputada neste domingo (14), contra a Argentina.

Pouco utilizado pelo São Paulo durante o ano, James já alcançou mais minutos atuando pela Colômbia na Copa América, do que jogando pelo Tricolor em 2024. Ao todo, no torneio continental (antes da final), o meio-campista disputou 378 minutos divididos em seis partidas - da fase de grupos até a seminal contra o Uruguai. Já pelo São Paulo, desde o começo do ano, em mais de sete meses, James atuou somente 265 minutos, somando as oito partidas que entrou em campo, sendo que apenas duas iniciou como titular.

fute11.com.br
James Rodríguez atuando pelo São Paulo FC, com a camisa de número 55. (Icon Sport)

O alto rendimento que o jogador colombiano tem demonstrado durante a Copa América de nada se compara com o que ele vem apresentando no São Paulo, durante as duas últimas temporadas. Contratado com o status de craque com carreira internacional, James Rodríguez não conseguiu sequer se firmar como titular da equipe paulista.

Muitos torcedores questionavam se James ainda teria capacidade de performar em alto rendimento, tendo em vista o seu histórico de lesões e falta de condições físicas que pudessem proporcionar uma boa sequência de jogos com a camisa Tricolor. Porém, suas apresentações com a Seleção Colombiana neste último mês, demonstraram que o jogador ainda tem chances de atuar em alto nível no São Paulo. Resta apenas saber se a diretoria tricolor utilizará a Copa América como muleta para uma futura venda do atleta, ou se terá um plano para reintegrá-lo na equipe, dando condições para que James seja uma das principais peças do time.