Se engana quem pensa que somente as times grandes do Brasileirão que são rebaixados para a segunda divisão. Com exceção de Flamengo e São Paulo, todas as grandes equipes do nosso país já caíram para a Série B. Mas será que na Europa, também acontece o mesmo fenômeno?

A resposta é: sim! Claro que não com a mesma frequência por conta do poderio financeiro destes clubes, mas alguns dos maiores clubes do velho continente, acredite se quiser, já terminaram a temporada rebaixados para uma divisão inferior. Confira quais são essas equipes!

Campeonato Alemão

Na Alemanha, por exemplo, o todo poderoso Bayern de Munique desceu de divisão, uma única vez, no ano de 1954/55. Assim como o Borussia Dortmund (finalista da última edição da Champions League), que desceu na temporada de 1971/72.

Campeonato Inglês

Já na Inglaterra, o Manchester United, que é o maior campeão da história da Premier League, foi rebaixado cinco vezes! Além dos Reds Devils, o Liverpool (três vezes) e o Arsenal (uma vez) foram os outros dois grandes que também foram rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Inglês (quando tinha outro formato antes da Premier League).

Campeonato Italiano

Na Itália a história é outra. Tanto a Juventus (em 2005/06), quanto o Milan (em 1981/82) caíram para a segundona como uma punição para diferentes casos de corrupção. Mas antes disso, o Milan também já havia caído na temporada de 1979/80, e também a Roma, na temporada de 1950/51, quando perdeu onze partidas por um placar de 1 x 0.

Campeonato Espanhol

Por fim, na Espanha, Real Madrid e Barcelona quebram com essa 'maldição' do rebaixamento. As duas maiores equipes do país sempre estiveram na primeira divisão do Campeonato Espanhol, até mesmo nos anos de crise. No entanto, o mesmo não se aplica ao Atlético de Madrid, que já sofreu três quedas (nas temporadas de 1930/31, 1935/36 e 1999/00) ao longo da sua centenária história.