O novo reforço do Vasco, Dimitri Payet, já desembarcou no Rio de Janeiro na madrugada desta quarta-feira, e foi recepcionado por milhares de torcedores do clube, que o aguardavam no aeroporto.

O craque francês chega para ser a estrela do time que luta para não cair novamente para a Série B do Brasileirão. Mesmo com 36 anos de idade, o camisa 10 assinou um contrato de 2 anos com o Cruzmaltino. Payet deve se juntar ao restante do elenco do Vasco ainda esta semana.

Nantes

Dimitri Payet iniciou a sua carreira como profissional atuando pelo Nantes. Pela equipe francesa, o meio-campista atuou em 35 partidas e marcou 5 gols. No entanto, apesar do bom desempenho individual, o Nantes acabou sendo rebaixado na temporada 2006/07 e Payet foi transferido para o Saint-Étienne por 4 milhões de euros.

Saint-Étienne

Pela nova equipe, Payet atuou durante quatro anos, até 2011, e conseguiu levar o time à uma Copa da UEFA. Em 148 partidas disputadas pelo Saint-Étienne, o atleta marcou 25 gols e deu 32 assistências. No meio de 2011, Payet foi transferido para o até então campeão francês do último ano, o Lille, por 9 milhões de euros.

Lille

Pelo Lille, o meio-campista jogou a sua primeira UEFA Champions League, mas não se destacou. Seu primeiro ano serviu como adaptação e o segundo para brilhar como líder de assistências da equipe; foram 31 ao todo na sua passagem, além de 19 gols marcados. Após mais um ano se destacando, outra equipe francesa foi lá e comprou o jogador. Desta vez, foi o Olympique de Marseille, que pagou 11 milhões de euros em 2013.

Olympique de Marseille (primeira passagem)

Payet marcou dois gols em sua estreia pelo Olympique e foi o líder de passes decisivos do futebol europeu naquela ano, com exceção de Messi jogando pelo Barcelona. Payet teve muita identificação com a torcida de Marseille e aos poucos se tornava um grande ídolo do clube. Após duas temporadas em alto nível, o atleta chamou a atenção da Premier League. Em junho de 2015, o West Ham pagou 15 milhões de euros pelo jogador, que assinou cinco anos de contrato.

West Ham

Pela equipe inglesa, Payet novamente teve um excelente desempenho. Apesar de uma lesão que o tirou de campo durante dois meses, o meio-campista disputou 60 jogos, marcou 15 gols e deu mais 18 assistências. Após duas temporadas pelo clube, Payet era o maior destaque da equipe, quando decidiu que não desejava atuar mais pelo West Ham. A diretoria não queria vender o jogador, mas foi obrigada. Assim, em 2017, Payet retornou ao Olympique de Marseille por 25 milhões de euros.

Olympique de Marseille (segunda passagem)

No seu retorno à equipe francesa, o jogador chegou à final da Liga Europa de 2017/18, mas acabou sendo derrotado pelo Atlético de Madrid na grande decisão. Foram 243 jogos, 63 gols e 62 assistências na sua segunda passagem. Payet permanceu na equipe até 2023, e entre temporadas de altos e baixos, se tornou um grande ídolo do Olympique de Marseille.

Seleção Francesa

Pela Seleção Francesa, Payet disputou a Eurocopa de 2016. O meio-campista foi o grande destaque da França durante a fase de grupos e ajudou a levar a equipe de Didier Dechamps à final. Na grande decisão, acabou sendo derrotado por Portugal, que se sagrou campeão daquele ano. Payet quase disputou a Copa do Mundo de 2018, mas se lesionou nas vésperas da competição e foi cortado da equipe.