Este fim de semana de Campeonato Brasileiro foi bem dividido. Cinco jogos aconteceram no sábado e os outros cinco no domingo.
Ao todo foram 22 gols em toda a rodada, o que equivale à uma média de mais de 2 gols por jogo.
Os mandantes da rodada se deram bem, apenas o Grêmio conseguiu vencer sua partida fora de casa. Foram 6 vitórias dos times da casa e mais 3 empates.
Confira os destaques:
Garoto faz golaço mas Grêmio vira
O Grêmio foi o único da rodada que conseguiu a proeza de vencer fora. Mas se engana quem pensa que foi fácil. O Tricolor abriu o placar com Cuiabano, mas viu o Furacão empatar logo na sequência com um golaço de cobertura do garoto Vitor Roque.
Na volta do intervado, o Grêmio chegou ao segundo gol com Bruno Uvini e segurou o placar até o fim. Com a vitória, a equipe de Renato Gaúcho pulou para a 5ª colocação com 14 pontos e o Athletico estacionou no 11° lugar com 12 pontos.
Cadê o Vasco?
O Vasco ainda não disse para o que veio. Em 8 jogos disputados neste Brasileirão, o Cruzmaltino venceu em apenas uma oportunidade. Contra o Fortaleza no sábado à tarde jogando no Castelão, a equipe comandada por Barbieri (que não esteve presente no jogo por suspensão) perdeu por 2 a 0, levando os dois gols no finalzinho da partida.
O Vasco ocupa a antepenúltima colocação da tabela, com apenas 6 pontos ganhos. Após a partida, alguns torcedores do clube já pedem a saída do treinador Maurício Barbieri.
Sampaoli ainda não encontrou uma fórmula
O Flamengo fez uma bonita homenagem a Vini Jr. antes do jogo começar no Maracanã.
O Mengão vem alternando entre boas e más apresentações nas últimas partidas. Alíás, dentro de um mesmo jogo, o Rubro-Negro sofre com essa alternância. A cada jogo, uma equipe titular diferente inicia a partida. Contra o Cruzeiro, Sampaoli escalou um trio de ataque formado por Matheus França, Gabigol e Pedro.
O Rubro-Negro levou um gol nos minutos iniciais e foi obrigado a partir para cima. Gabigol fez algo que não está acostumado a fazer: perdeu um pênalti. No entanto, o Flamengo conseguiu empatar antes do intervalo com Ayrton Lucas.
Na segunda etapa, a equipe caiu muito de rendimento e por pouco não perde o jogo. Na coletiva pós-jogo, quando perguntado sobre a dificuldade de encontrar uma fórmula que funcione para este flamengo, Sampaoli disse: "É uma mudança diferente, um projeto diferente. Cheguei aqui com uma forma, os jogadores estão interpretando esta forma. Por alguns momentos fazem, por outros não. Então é uma questão de aproveitar o pouco tempo que tenho para gerar a adesão."
Dorival não sabe o que é derrota
Quem diria que a torcida do São Paulo estaria novamente em paz com a torcida e o treinador em um espaço de tempo tão curto, após a saída de Ceni. Pois está! O casamento entre torcida, técnico e time, por enquanto, vai indo muito bem.
Contra o Goiás, no último sábado, a vitória veio no último minuto com um gol de David. Dorival Júnior, desde quando assumiu o Tricolor, ainda não soube o que é perder. São 11 jogos de invencibilidade do treinador que colocou o São Paulo na 3ª colocação do Brasileirão.
No entanto, Dorival ainda mantém certa cautela em relação ao bom momento: "Estou tranquilo porque do céu para o inferno tem só um palmo de distância. Não é uma vitória que vai me tirar os pés do chão. Não é uma derrota que vai me causar um transtorno." - disse Dorival Júnior após o jogo.
Corinthians reencontra o caminho das vitórias
Para quem viu o começo do jogo entre Corinthians e Fluminense, pensou que o Tricolor Carioca passaria por cima do Timão, mas não foi isso o que aconteceu.
O Corinthians soube suportar bem a pressão inicial do Flu e na segunda etapa conseguiu encontrar seu ritmo de jogo, principalmente através das jogadas em velocidade. Róger Guedes marcou os dois gols da vitória do Timão, que não vencia há 8 partidas.
Foi a primeira vitória de Vanderlei Luxemburgo no comando da equipe. O técnico vinha sendo muito criticado pelo seu trabalho e na coletiva pós-jogo falou sobre o fato de manter a fé no em seu time: "Sempre acreditei no que nós estamos fazendo. Eu sentia que estávamos próximos de ganhar (...) Jogadores estão de parabéns, estão querendo. Grupo forte, unido."
Gol de bicicleta anulado
O jogo entre Atlético-MG e Palmeiras terminou 1 a 1 e foi marcado por muita polêmica. A primeira delas foi em relação às condições do gramado do Mineirão, que visivelmente estava péssima e prejudicou as duas equipes.
A segunda polêmica foi o gol de bicicleta de Rony anulado pelo VAR. Após a validação do gol pela arbitragem de campo, o árbitro de vídeo pegou um impedimento milimétrico, para a fúria da diretoria e comissão técnica palmeirense.
Após a partida, um dirigente do Verdão estava discutindo com o quarto árbitro da partida, dentro dos corredores do Mineirão e um produtor da Rede Globo estava filmando. Abel Ferreira viu toda a situação e tomou o celular do produtor. Na coletiva, o técnico se desculpou: “Já peço desculpas se me excedi. Isto é do futebol, há coisas que a imprensa não tem que saber.”
Fogão mais líder do que nunca
O Botafogo segue arrasador na liderança do Brasileirão. Invicto no estádio Nilton Santos, com 5 vitórias em 5 jogos, o Fogão passou por cima do América-MG com facilidade.
Júnior Santos e Henrique marcaram para a equipe treinada por Luís Castro, que agora abriu 5 pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras.
O treinador português valorizou a vitória do time, mas fez questão de criticar abertamente o calendário brasileiro: "Jogarmos de dois em dois dias tem sido uma violência para a equipe. Desses 21/22 jogos, 17 são de dois em dois dias. Tenho que enaltecer os jogadores, que fizeram a obrigação profissional e correram até o fim, nos entregamos por completo ao jogo." - disse Luís Castro.
Todos os resultados:
Athletico-PR (11º) 1 x 2 Grêmio (5º)
Fortaleza (9º) 2 x 0 Vasco (18º)
Cuiabá (15º) 1 x 1 Coritiba (20º)
Flamengo (7º) 1 x 1 Cruzeiro (6º)
São Paulo (3º) 2 x 1 Goiás (17º)
Corinthians (14º) 2 x 0 Fluminense (8º)
Internacional (13º) 2 x 0 Bahia (16º)
Atlético-MG (4º) 1 x 1 Palmeiras (2º)
Red Bull Bragantino (10º) 2 x 0 Santos (12º)
Botafogo (1º) 2 x 0 América-MG (19º)