Levando em conta a força individual e coletiva de cada elenco e também o trabalho desenvolvido pela comissão técnica, elencamos as quatro equipes favoritas ao título do Brasileirão.

Palmeiras

O Palmeiras iniciou o Brasileirão com uma vitória em casa sobre o Cuiabá. Chega para defender o título da última edição. Com um trabalho longo, competente e vitorioso, o treinador Abel Ferreira tem através da força do coletivo, sua principal virtude. Já são oito títulos no comando técnico do Verdão. Dois deles, apenas este ano: a Supercopa do Brasil e o Campeonato Paulista. Assim sendo, devido à força do coletivo e o tempo de trabalho, o Palmeiras chega, sem dúvidas, como um dos favoritos ao título brasileiro.

Endrick e Zé Rafael. (Icon Sport)
Endrick e Zé Rafael. (Icon Sport)

Fluminense

A equipe carioca comandada por Fernando Diniz, estreou com uma goleada sobre o América-MG na primeira rodada. Uma semana antes, foi campeã carioca. Foi o primeiro título de Diniz como treinador. O Flu, hoje, é o clube brasileiro que joga o futebol mais bonito. Em todas equipes que Fernando Diniz treinou, ele adotou a mesma atitude: jogo ofensivo, posse de bola e objetividade.

Porém, é a primeira vez que Diniz treina um elenco tão bem qualificado individualmente para colocar em prática sua ideologia de jogo. André, Ganso, Marcelo e Cano são alguns desses nomes. O Tricolor Carioca chega com muita força para o Brasileirão desde ano. Com quase metade do time de atletas acima da média e com um sistema de jogo que potencializa as virtudes desses jogadores, o Flu é um dos eleitos ao título.

Endrick e Zé Rafael. (Icon Sport)
Lele com a camisa do Fluminense. (Icon Sport)

Flamengo

Apesar de viver uma fase conturbada com a saída do treinador Vítor Pereira, não se pode descartar o Flamengo da briga pelo 'caneco'. Com a maior folha salarial do Brasil, o Rubro-Negro tem jogadores que, independente do técnico, podem vir a fazer diferença. Com a chegada de Sampaoli, pelo perfil, a tendência é vermos o Flamengo retomar o seu estilo de jogo agressivo ofensivamente. Se Sampaoli souber gerir o grupo e o ego dos medalhões flamenguistas, dentro de campo, a resposta será positiva e o Flamengo novamente deverá brigar pela ponta.

Endrick e Zé Rafael. (Icon Sport)
Gabigol (Icon Sport)

Atlético-MG

O Atlético-MG não chega com tanta força, comparado ao início das últimas duas temporadas. Porém, o clube mineiro tem matéria prima suficiente para almejar e sonhar com o título do Campeonato Brasileiro. Mesmo não estreando bem na competição, perdendo em casa para o Vasco, o Galo tem força individual e 'quem sabe' coletiva para voltar a ser uma potência brasileira. Com a manutenção do treinador Eduardo Coudet, o Atlético ganha pontos para a construção de uma equipe equilibrada, e com a chegada de reforços como Paulinho e a volta de Arana, ganha pontos para o quesito individual. É um time que pode crescer ao longo da competição e surpreender.

Endrick e Zé Rafael. (Icon Sport)
Hulk e Lucas Piton. (Icon Sport)