São Paulo e Palmeiras empataram em 0 a 0, na noite desta segunda-feira (29), no Morumbis, na partida de encerramento da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Já que o Tricolor Paulista é conhecido por ser um dos adversários que mais complicam a vida do Verdão nas últimas temporadas, fizemos um levantamento de qual é o retrospecto de Abel Ferreira na história recente do Choque-Rei.

O histórico de Abel no Choque-Rei

Em 22 partidas disputadas desde 2020 (o ano em que chegou ao Verdão), o técnico português saiu vitorioso em 7 oportunidades. No entanto, o número de derrotas é o mesmo: também sete. E para completar, as duas equipes empataram 9 vezes.

Esses números representam bem o equilíbrio recente entre os dois times sempre quando se encontram. Apesar de ter um aproveitamento de 50%, Abel perde quando o quesito é eliminação em jogo mata-mata. Ao longo deste período de um pouco mais de três anos, o São Paulo eliminou o Palmeiras em duas edições da Copa do Brasil e venceu uma final de Campeonato Paulista e outra da Supercopa. Já o Verdão, eliminou o São Paulo de uma Libertadores e também venceu uma final de Paulistão. Ou seja, 4 a 2 para o Tricolor.

São Paulo leva vantagem histórica sobre o Palmeiras

A vantagem Tricolor também vigora, se levarmos em conta o histórico geral do confronto, independente de Abel Ferreira no comando da equipe alviverde. Ao longo de toda a história do Choque-Rei, foram 356 jogos ao todo, com 120 vitórias do São Paulo, 118 do Palmeiras e 118 empates. Convenhamos, quase um empate técnico - assim como o retrospecto recente.

Em resumo, de todos os grandes clássicos paulistas, o Choque-Rei é, na história recente e também antiga, o mais disputado de todos. Afinal, independente da fase, do elenco e do treinador de cada time, clássico é clássico!