No próximo sábado, dia 25, incia-se um novo ciclo para a Seleção Brasileira. Será o primeiro jogo do Brasil depois da derrota para a Croácia na Copa do Mundo de 2022. Sabe-se que o treinador atual Ramon Menezes está ocupando a posição de forma provisória, tendo em vista a posição da CBF. A entidade deseja contratar para o cargo um treinador estrangeiro que só poderá assumir a seleção depois do término da temporada na Europa.
Mesmo assim, o jogo contra Marrocos será importante para o torcedor brasileiro observar os novos jogadores convocados por Ramon Menezes. No começo de ciclo pós Copa - das últimas 3 Copas do Mundo - não foram muitos jogadores que tiveram a sorte de estrear e depois ter uma continuidade pela seleção canarinho. Listamos os poucos que conseguiram este feito.
2010 - Brasil 2 x 0 EUA
Após a derrota para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, o Brasil fez um amistoso que inaugurou o novo ciclo de Mano Menezes como treinador. O jogo aconteceu um mês depois do término da Copa. O Brasil enfrentou a seleção dos Estados Unidos em New Jersey no dia 10 de agosto e a partida terminou 2 a 0 para o Brasil.
Contudo, somente dois jogadores que estrearam pela seleção na altura, tiveram continuidade na equipe. Um deles fica fácil adivinhar quem é: Neymar! O antigo jogador do Santos estreou marcando um dos gols da vitória, o outro foi Alexandre Pato quem marcou. Outro nome que também apareceu pela primeira vez e que teve uma boa história pelo Brasil foi David Luiz. Na altura o jogador ainda jogava pelo Benfica. Outros jogadores também estrearam nesta partida mas que depois não vingaram. Como é o caso de Paulo Henrique Ganso. Ganso chegou a jogar uma Copa América pela Seleção mas depois deixou de ser convocado.
2014 - Brasil 1 x 0 Colômbia
Depois da decepção de ser goleado em casa para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, Dunga foi o escolhido para ter uma segunda passagem como treinador do Brasil. Dois meses após o término da Copa, o Brasil jogou contra a Colômbia em Miami. O jogo terminou 1 a 0 também com gol de Neymar.
Dunga foi conversador em sua convocação e só chamou apenas dois jogadores estreantes. Mário Fernandes - que depois abriu mão de jogar pelo Brasil para atuar pela seleção Russa - e Everton Ribeiro. O único novo nome dessa convocação que teve sequência pela seleção. Everton Ribeiro foi convocado pela primeira vez em 2014 e jogou a última Copa do Mundo pelo Brasil.
2018 - Brasil 2 x 0 EUA
Novamente um amistoso contra os EUA para inaugurar um novo ciclo na Seleção Brasileira. Assim como em 2010, o jogo também terminou 2 a 0 para o Brasil. Gols de Roberto Firmino e advinha quem? Neymar. O treinador do novo ciclo ainda era Tite, que foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia.
Dos novos convocados por Tite, dois ainda continuam atuando pela seleção canarinho até hoje. Lucas Paquetá, que provavelmente será titular na partida contra o Marrocos, e Richarlison, que foi cortado de última hora da lista de convocados por Ramon Menezes. Éverton Cebolinha também foi chamado pela primeira vez neste jogo. O jogador chegou a ser convocado mais vezes, fez uma boa Copa América pela Seleção mas depois caiu de rendimento e deixou de ser convocado.
Fica a expectativa agora para sabermos quais jogadores convocados para o jogo contra Marrocos serão aproveitados durante os próximos anos na Seleção.