TL;DR:
- Pedro e Gabigol se reencontram neste domingo em Cruzeiro x Flamengo, com Gabigol agora no time mineiro.
- Pedro se consolidou como o camisa 9 do Flamengo e se aproxima dos números históricos de Gabigol pelo clube.
- Pedro tem sido mais decisivo que Gabigol desde 2022.
- Gabigol não é titular absoluto no Cruzeiro, enquanto Pedro é peça fundamental no Flamengo.
- O jogo marca o primeiro reencontro de Gabigol com o Flamengo desde sua saída.
Neste domingo, às 18h30 (de Brasília), o Mineirão será palco de um reencontro carregado de simbolismo para o Flamengo. Pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro enfrentará o Cruzeiro e, do outro lado, estará Gabigol, o ídolo que por seis temporadas vestiu a camisa 9 e marcou seu nome na história do clube. A partida ganha contornos ainda mais especiais ao colocar frente a frente Gabigol e Pedro, seu sucessor direto, que vem em uma trajetória ascendente e se aproxima cada vez mais das marcas deixadas pelo antigo companheiro.
Ascensão de Pedro e o Legado de Gabigol
A transição da camisa 9 no Flamengo foi um processo natural, que começou mesmo antes da saída de Gabigol. Desde a conquista da Libertadores de 2022, Pedro firmou-se como titular e, estatisticamente, tornou-se mais participativo nos gols da equipe. No período entre o fim de 2022 e o fim do ano passado, Pedro contribuiu diretamente para 77 gols (65 gols e 12 assistências), superando as 33 participações de Gabigol (28 gols e 5 assistências) no mesmo recorte.
Com 270 jogos disputados pelo Flamengo, Pedro já acumula 141 gols e 31 assistências. Seus números o colocam em posição de ameaçar o legado de Gabigol, que encerrou sua passagem com 308 jogos, 161 gols e 44 assistências. Considerando que o Flamengo ainda tem no mínimo 39 partidas pela frente em 2025, a possibilidade de Pedro superar o número de gols de Gabigol pelo clube ainda nesta temporada não é remota.
Em termos de títulos, ambos conquistaram feitos importantes: Gabigol levantou 13 taças (incluindo 2 Libertadores e 2 Brasileiros), enquanto Pedro soma 10 (com 1 Libertadores e 1 Brasileiro).
Cenários Opostos no Presente
Se no passado dividiram o vestiário do Flamengo e, por vezes, a disputa por uma vaga, hoje Pedro e Gabigol vivem realidades distintas em seus clubes. Pedro é o centroavante inquestionável do Flamengo, poupado inclusive na última partida da Copa do Brasil contra o Botafogo-PB para estar 100% no Brasileirão. Gabigol, por sua vez, chegou ao Cruzeiro, mas não se consolidou como titular e é esperado que inicie o confronto deste domingo no banco de reservas.
Apesar do primeiro reencontro oficial de Gabigol contra o Flamengo, Pedro já cruzou o caminho do agora adversário em 2018, antes de ambos defenderem o clube carioca. Na ocasião, Pedro jogava pelo Fluminense e Gabigol pelo Santos. O Peixe venceu por 1 a 0, com gol de Bruno Henrique, outro velho conhecido rubro-negro.
Focado no desafio deste domingo, Pedro expressou a expectativa por um bom desempenho da equipe:
"Espero que a gente possa fazer um grande jogo. Tivemos um bom resultado no meio da semana, no último jogo do Brasileiro também fizemos uma grande partida e espero que possamos dar sequência no resultado e também no desempenho que a gente vem fazendo, tendo o controle dos jogos. Sabendo que vai ser muito difícil, Cruzeiro tem uma grande equipe, na casa deles também. Mas a gente, como sempre, vai entrar para vencer", declarou o camisa 9 do Flamengo.
O confronto no Mineirão transcende os três pontos em disputa. É a oportunidade de ver o Flamengo reencontrar um de seus maiores ídolos recentes e, ao mesmo tempo, consolidar a posição de Pedro como o protagonista do ataque, em busca de escrever seu próprio capítulo glorioso na rica história rubro-negra.