Rodrigo Caio Retorna ao Flamengo para Integrar Comissão Técnica de Filipe Luís
TL;DR
- O ex-zagueiro Rodrigo Caio volta ao Flamengo.
- Ele assume a função de auxiliar técnico na comissão de Filipe Luís.
- Rodrigo Caio substitui Daniel Alegria.
- A contratação visa trazer a experiência de campo do ex-jogador.
- O clube justifica a decisão como parte de um projeto para fortalecer a cultura vencedora, integrando profissionais com identidade rubro-negra e histórico de conquistas.
- Como jogador, Rodrigo Caio foi multicampeão pelo clube (Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil, entre outros).
Multicampeão Dentro de Campo, Agora Auxiliar Fora Dele
Rodrigo Caio está de volta à Gávea. O Flamengo anunciou nesta terça-feira o retorno do ex-zagueiro, mas desta vez, ele não vestirá a camisa rubro-negra para entrar em campo. Rodrigo Caio passará a integrar a comissão técnica permanente do futebol profissional, atuando como auxiliar de Filipe Luís, novo técnico da equipe.
A chegada de Rodrigo Caio ao Ninho do Urubu ocorre para ocupar a vaga deixada por Daniel Alegria, demitido na última segunda-feira. Daniel acompanhou Filipe Luís desde as categorias de base (sub-17 e sub-20) e era o responsável pelos treinos de bola parada no clube.
A decisão pela mudança na comissão técnica, segundo apuração, partiu da necessidade de ter um profissional com um perfil diferente. A contratação de Rodrigo Caio busca adicionar à equipe um membro com vasta vivência dentro das quatro linhas, alguém que possa utilizar sua experiência prática para auxiliar Filipe Luís nas discussões e decisões do dia a dia do time profissional.
Projeto Estratégico e Identidade Rubro-Negra
O Flamengo oficializou a contratação destacando que a inclusão de Rodrigo Caio faz parte de um "projeto estratégico da diretoria para fortalecer a cultura vencedora". A ideia é integrar à comissão técnica "profissionais preparados, com identidade rubro-negra e histórico de conquistas", características que o ex-zagueiro cumpre plenamente.
Rodrigo Caio teve uma passagem marcante como jogador pelo Flamengo entre dezembro de 2018 e dezembro de 2023. Durante esse período, ele foi peça fundamental em um dos ciclos mais vitoriosos da história do clube, conquistando títulos importantes como:
- Copa Conmebol Libertadores
- Campeonato Brasileiro
- Copa do Brasil
- Supercopa do Brasil
- Recopa Sul-Americana
Em suas cinco temporadas e 151 jogos com a camisa rubro-negra, Rodrigo Caio marcou 6 gols e levantou 11 taças. Após deixar o Flamengo, defendeu o Grêmio em 2023 antes de se aposentar dos gramados.
A Comissão Técnica de Filipe Luís
Com a chegada de Rodrigo Caio, a comissão técnica de Filipe Luís ganha mais um membro. Além do novo auxiliar, o treinador conta com Ivan Palanco e Márcio Torres, profissionais que também trabalharam com ele nas categorias de base. Enquanto Palanco e Torres são descritos como estudiosos e com conhecimento tático, a experiência de campo de Rodrigo Caio complementa a equipe, atendendo a um perfil buscado pelo clube.
Completam a comissão técnica trazida do sub-20 o preparador físico Diogo Linhares, que se junta a Arthur Peixoto e Júnior Bezerra. Os treinadores de goleiros são Thiago Eller e Fábio Pacobahyba.
A integração de Rodrigo Caio sinaliza o desejo do Flamengo em unir conhecimento teórico e prático, utilizando a experiência vitoriosa de ex-atletas para auxiliar o desenvolvimento e a performance da equipe profissional sob o comando de Filipe Luís.