O zagueiro brasileiro naturalizado português, Pepe, anunciou nesta quinta-feira (08) sua aposentadoria como jogador de futebol.
Através das suas redes sociais, o atleta de 41 anos compartilhou um longo vídeo (com 33 minutos de duração) comunicando a sua decisão de pendurar as chuteiras, e recapitulando os passos mais marcantes da sua carreira profissional.
Ao longo de toda a sua trajetória, Pepe defendeu as cores do Real Madrid, Porto, Besiktas e Marítimo. Além claro, da camisa da Seleção Portuguesa. Ao todo, foram 737 partidas oficiais por clubes e 141 jogos defendendo Portugal.
Pepe atuou como titular da Seleção Portuguesa durante a última Eurocopa, se tornando o jogador mais velho da história a disputar a fase final do torneio europeu. Outra marca histórica do português foi pela Liga dos Campeões, onde também se tornou o atleta mais velho a atuar pela Champions.
Entre os principais títulos conquistados por Pepe, destacam-se: 3x Champions League, 1x Eurocopa, 2x Mundial de Clubes, 4x Campeonato Português, 3x Campeonato Espanhol.
Um trecho da mensagem de despedida de Pepe: “Quero agradecer a Deus por me dar sabedoria para poder continuar minha trajetória. Agradecer a todos os presidentes que investiram e acreditaram em mim para poder fazer o meu trabalho. A todos os empregados de todos os clubes que passei e da seleção. A todos os meus companheiros, aos meus treinadores que me fizeram crescer e competir diariamente. Quero também agradecer ao Jorge Mendes, à Gestifute e à Polaris por me acompanharem nesta jornada. A minha mãe que foi fundamental na minha trajetória, por me permitir seguir meu sonho que era ser jogador de futebol. Aos meus amigos e toda minha família. Aos meus filhos por acreditarem em mim, por serem um apoio fundamental na minha vida. Muito obrigado a todos, deixo a todos um abraço de gratidão."