Segundo informação da ESPN, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima, que apitou o jogo entre Athletico-PR e Palmeiras, está fora dos próximos jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

A decisão veio através de Wilson Luiz Seneme, que concluiu que Jean Pierre cometeu erros cruciais durante a partida.

O Palmeiras reclama bastante da não expulsão de Zé Ivaldo logo aos três minutos iniciais da partida, após um pênalti cometido em Endrick.

Neste lance, o árbitro do jogo foi chamado pelo VAR. Após visualização do vídeo, Jean Pierre optou por aplicar um cartão amarelo ao invés do vermelho.

As imagens mostraram claramente uma cotovelada (conduta violenta) do defensor do Athletico-PR. Porém, o juiz justificou a decisão afirmando na súmula que o movimento do jogador foi de: "golpear, de forma temerária, seu adversário na disputa de bola."

Após o término da partida, o assistente do Palmeiras, João Martins, fez um pronunciamento na coletiva de imprensa. O português criticou duramente a atuação do árbitro e também da CBF.

Ontem (03 de julho) a CBF emitiu uma nota repudiando a fala de João Martins e o acusando de xenofobia. O Palmeiras respondeu a declaração da CBF, enumerando os erros de arbitragem contra o time no ano e pedindo uma explicação em relação ao tom agressivo da nota emitida pela entidade máxima do futebol brasileiro.

O Palmeiras entra em campo esta quarta-feira contra o São Paulo pela Copa do Brasil. O árbitro responsável pela partida será Braulio da Silva Machado.