O Botafogo terminou a 4ª rodada do Brasileirão 2024 como o mais novo líder da competição, após derrotar o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã.
Com o feito, o Alvinegro alcançou a ponta do Campeonato Brasileiro depois de cinco meses. A última vez que o Glorioso liderou o torneio aconteceu ao fim da 33ª rodada do ano passado, quando a equipe carioca estava empatada em pontos com o Grêmio, mas tinha um saldo de gols maior. Na rodada seguinte, o Fogão perdeu a posição para o Palmeiras, que conquistou posteriormente o título.
A vitória contra o Rubro-Negro no domingo (28) foi a quarta consecutiva de Artur Jorge no comando do time. Assim, somado ao tropeço do Bragantino, que estava à frente, o Botafogo assume a ponta da tabela (independente dos resultados dos jogos que faltam) com 9 pontos . Comparado com o ano de 2023, vale recordar que o Alvinegro assumiu a liderança na 3ª rodada, e só foi perdê-la trinta jornadas depois.
Artur Jorge coloca Botafogo de novo com um dos favoritos ao título
Um dos grandes responsáveis pela boa fase do Botafogo, é o técnico português Artur Jorge. Contratado por John Textor, com a missão de transformar a identidade da equipe em ofensiva, o treinador tem mostrado, em pouco tempo, que esse mesmo time que foi responsável pela derrocada histórica do ano passado, ainda pode lutar por títulos em 2024.
Além de líder, o Botafogo tem atualmente o melhor ataque do Brasileirão, com a incrível marca de dez gols feitos em apenas 4 partidas. Mesmo sem a presença do artilheiro Tiquinho Soares, que está lesionado, o ataque Alvinegro tem conseguido criar bastante volume de jogo, tanto com a bola rolando, como com jogadas de bola parada.
Ao todo, Artur Jorge comandou o Botafogo em seis partidas desde quando chegou ao Rio de Janeiro. Mas se engana quem pensa que o começo foi fácil. O treinador iniciou sua trajetória com duas derrotas nos dois primeiros jogos (para a LDU e Cruzeiro), para só depois engatar uma sequência de quatro vitórias contra o Atlético-GO, Juventude e Flamengo (pelo Brasileirão), e Universitario (pela Libertadores).