Christophe Galtier deixou o Nice na última temporada após uma série de desentendimentos com a direção do clube francês. Contudo, o que veio à tona agora, seria o motivo pelo qual as discussões aconteciam entre o treinador e o ex-diretor do Nice, Julien Fournier. Na altura, o até então diretor do clube, havia dito:

“Muito honestamente, se eu explicar as verdadeiras razões pelas quais discutimos, porque essa é realmente a verdade, Christophe não entrará mais em um vestiário, nem na França nem na Europa.“

Julien Fournier

Entretanto, hoje (12), o veículo de comunicação francês RMC Sport retomou o assunto e apurou que Christophe Galtier teria proferido discursos racistas na altura em que treinava o Nice. O ocorrido teria acontecido em 2021. Julien Fournier teria procurado a INEOS (empresa dona do Nice), expondo sobre uma reunião que teve com Christophe Galtier e com seu filho. A matéria cita um trecho de um e-mail escrito por Julien Fournier para Dave Brailsford, diretor de esportes da INEOS.

"Christophe Galtier então chegou ao meu escritório e cumprimentou seu filho, que me disse: 'você pode verificar com meu pai o que eu te disse'. Depois que seu agente/filho saiu, contei a Christophe sobre a discussão que acabara de ter e perguntei se era tudo verdade. Ele então me respondeu que sim e que eu tinha que levar em conta a realidade “da cidade” e que de fato não poderíamos ter tantos negros e muçulmanos na equipe."

PSG investiga

Embora tudo ainda seja muito recente, o atual clube treinado por Galtier, o PSG, iniciou uma investigação interna para entender melhor o caso. O clube não pretende despedir Galtier sem ter a certeza de que as informações procedem e que o treinador teve uma atitude racista.

A imprensa francesa, ainda acrescenta que, no momento em que o presidente do PSG assinou contrato com o treinador Christophe Galtier para esta temporada, não existia nenhum conhecimento sobre o caso hoje exposto.

Desta forma, o futuro de Galtier no comando técnico do PSG ainda é incerto. Dependerá muito de como as investigações sobre o caso irão se desdobrar.