O Flamengo não estreou bem na Copa Libertadores 2024. Jogando em Bogotá, na Colômbia, contra o Millonarios, a equipe rubro-negra saiu na frente, com Pedro, de pênalti. No entanto, mesmo com um jogador a mais dentro de campo, acabou cedendo o empate nos minutos finais, com um gol de Daniel Ruiz - o primeiro sofrido pela equipe comandada por Tite. Após a partida, o treinador avaliou a estreia da equipe na competição, admitindo que o time esteve abaixo do habitual; confira!
Jogadores com problemas físicos obrigaram Tite a mexer no time titular do Flamengo
Em entrevista coletiva após o empate por 1 a 1 entre Millonarios e Flamengo, Tite afirmou que o elenco carioca chegou para a estreia na Libertadores com nove jogadores com algum tipo de problema físico, o que fez com que o treinador fizesse algumas mudanças na equipe titular. Comparando com o time que entrou em campo na final do Carioca no último fim de semana, Ayrton Lucas, Léo Pereira, De La Cruz e Luiz Araújo deixaram o time para a entrada de David Luiz, Viña, Igor Jesus e Bruno Henrique.
"Nós viemos com nove jogadores que tinham algum problema. Nove, do último jogo até agora. Tínhamos que fazer alguma revisão. Eu não posso entrar com nove jogadores, alguns sentindo... Até porque, e esse é o detalhe mais importante, temos jogadores e um plantel com muita qualidade. Quando tu tens a necessidade, que é clínica ou física de um decréscimo, naturalmente tu tens esses grandes jogadores para poder participar. E aí entram-se os nomes que tu citaste", afirmou Tite.
O que tirar de bom e de ruim da estreia
Apesar deste contratempo, Tite fez questão de não usar como muleta o fator do desgaste físico, ao admitir que o Flamengo esteve, nessa estreia na Libertadores, abaixo do que normalmente vem apresentando, principalmente na primeira etapa da partida, quando mal conseguiu impor o seu ritmo de jogo em Bogotá.
"Primeiro vamos trabalhar com a verdade, não adianta esconder. Tanto que coloquei que a equipe esteve abaixo no primeiro tempo depois dos 15 minutos. No segundo tempo voltou melhor. Teve um volume muito grande e fez o gol. Mas futebol tem dessas coisas. O resultado tem sim aspecto de aprendizado, evolução."
"O futebol, às vezes, te apresenta diferentes etapas. O Millonarios poderia ter feito gol depois dos 15 minutos do primeiro tempo, quando criou volume e lançou bolas na área. A gente errou muitos passes, a altitude proporciona isso, o que impediu de acionar os atacantes com melhor qualidade, já que bola corre mais. Voltamos melhor no segundo tempo, com superioridade e fizemos o gol. O futebol é assim. Tem esses detalhes. Jogo dominado, com chance de fazer o segundo gol. Uma jogada individual, deu o gol deles. Talvez a única oportunidade. Fizemos um bom segundo tempo, mas sofremos o gol", concluiu o treinador.
Com o resultado, o Flamengo ocupa a primeira colocação do Grupo E da Libertadores, empatado com o Millorarios com 1 ponto. As duas equipes ainda aguardam o resultado do outro jogo do grupo, entre Bolívar e Palestino.