Em uma decisão histórica para o futebol mundial, o Fenerbahçe aprovou, em uma Assembleia Geral do clube, uma série de medidas em resposta às dificuldades enfrentadas na liga do país. Entre as medidas admitidas, está a autorização da discussão de mudança de liga. Entenda!

Boicote da Copa da Turquia e possibilidade de disputar outra liga

Na sequência do episódio ocorrido na partida entre Trabzonspor e Fenerbahçe, onde os torcedores da casa invadiram o campo para agredir os jogadores rivais, a diretoria do Fenerbahçe passou a discutir a possibilidade de abandonar a liga turca, alegando que todos os limites já foram ultrapassados no esporte do país.

fute11.com.br
Torcedores do Trabzonspor invadindo o campo no jogo contra o Fenerbahçe. (Icon Sport)

Assim, o clube acabou reunindo seus 23 mil sócios conselheiros em seu Estádio Şükrü Saraçoğl, para uma Assembleia que pudesse delimitar todas as medidas cabíveis contra os episódios de violência apresentados na liga e na copa do país.

A principal medida aprovada foi o boicote das próximas duas edições da Copa da Turquia e a não participação da próxima edição da Supercopa (ou a utilização de uma equipe sub-19 nos dois torneios).

Apesar de não terem decidido pela saída imediata da liga turca, o clube discutirá sobre o assunto nas próximas assembleias e enquanto isso, implementará o roteiro necessário para a estruturação do clube em um país exterior.

Por último, o clube também irá solicitar à UEFA e FIFA, que tomem medidas mais assertivas em relação ao insustentável momento do futebol profissional praticado na Turquia.

Vale recordar que o episódio de violência na partida entre Trabzonspor e Fenerbahçe foi apenas o estopim da instabilidade apresentada na liga nacional. Entre os episódios recentes, outro que também ganhou grande destaque na imprensa mundial, aconteceu no fim do ano passado, quando o presidente do Ankaragücü foi preso por dar um soco na cara de um árbitro de jogo.