A Roma, equipe comandada pelo português José Mourinho, enfrentou a Sampdoria no último domingo (2) em jogo válido pelo Campeonato Italiano. Durante a partida, parte dos torcedores da Roma proferiram cânticos racistas contra o treinador adversário, Stanković. Mourinho interveio e pediu para que a torcida parasse com os cânticos.

A Roma venceu a Sampdoria no último domingo, por um placar de 3 a 0, com gols de Wijnaldum, Dybala e El Shaarawy. Mas o jogo da Serie A não ficou marcado pela bola jogada, mas sim por um episódio extra campo. Após os dois times voltarem do intervalo, já no início da segunda etapa, parte do Estádio Olímpico de Roma, começou a entonar um cântico racista destinado ao treinador da Sampdoria, Stankovic. Os torcedores gritavam: "Você é um cigano!" Termo visto como descriminatório na Europa.

José Mourinho, diante da situação, não ficou parado, e se dirigiu para a parte da torcida que estava proferindo o insulto, e com um gesto, mandou eles se calarem. Stankovic viu a atitude de seu companheiro e ex-treinador, e agradeceu Mourinho, fazendo um gesto de gratificação com as mãos ao peito. Vale lembrar que Mourinho já foi treinador de Stankovic durante a passagem pela Inter de Milão.

José Mourinho e Stanković falam depois do jogo

Dejan Stanković, após o término do jogo, falou sobre o ocorrido e agradeceu ao treinador português pelo bonito gesto.

"Quero agradecer ao José. Nem reparei. Mas sobre os cânticos só tenho a dizer que estou orgulhoso de que sou. Tenho orgulho em ser cigano."

Stanković

Mourinho também falou sobre o incidente e reforçou que o ex-jogador sérvio não precisava o agradecer.

"Não tem que me agradecer. Já fui insultado tantas vezes, de tantas formas, que construí uma barreira protetora à minha volta e o Dejan fez exatamente o mesmo. É um grande homem, mas de qualquer forma isto não é bom para a sua família, que está em casa. Segui o meu instinto, o Dejan é meu amigo e é intocável."

José Mourinho