Dorival Júnior aceitou o convite da CBF e deixou o Tricolor Paulista rumo à Seleção Brasileira. O São Paulo procurou um novo técnico durante a semana e chegou a um acordo hoje (11) com Thiago Carpini. A informação da negociação foi dada primeiramente através do portal GE.

Mas final, quem é Thiago Carpini?

Carpini rodou o Brasil como jogador profissional. Era volante e chegou a jogar em clubes tradicionais como Atlético-MG, Ponte Preta e Guarani. Encerrou a carreira em 2017, quando atuava pelo Caldense, e logo em seguida ingressou na atividade de treinador.

Na verdade, Thiago Carpini ficou alguns anos como auxiliar técnico antes de assumir uma equipe. Passou pelo XV de Piracicaba, Botafogo-PB e Guarani, até assumir o cargo de treinador interino do Bugre. Em novembro de 2019 foi efetivado como técnico oficial do Guarani.

fute11.com.br
Thiago Carpini (Reprodução - David Oliveira / Guarani FC)

Desde então Carpini viajou pelo interior de São Paulo, treinando praticamente uma equipe por ano. Além do Guarani, trabalhou também no Oeste, Inter de Limeira (chegou às quartas de final do Paulista de 2021), Santo André (também chegou às quartas em 2022), Ferroviária e Água Santa (onde fez seu melhor trabalho, levando a equipe à final do Paulistão de 2023).

Após se destacar no comando da equipe de Diadema, o treinador anunciou que faria uma digressão na Europa para que pudesse se aprofundar nos estudos. No entanto, após um convide do Juventude - que amargava a zona de rebaixamento da Série B - Carpini mudou seus planos e voou rumo ao Rio Grande do Sul.

Pela equipe alviverde, Thiago Carpini desenvolveu um excelente trabalho, e fez com que o time saísse do Z-4 para o G-4 da Série B, conquistando uma das vagas de acesso para a Primeira Divisão do Brasileirão de 2024.