A FIFA divulgou nessa quinta-feira (14) os finalistas do The Best 2023, que premia o melhor jogador do mundo na temporada. O evento que irá revelar o grande vencedor está marcado para o dia 15 de janeiro de 2024.

O prêmio condecora o atleta de futebol de maior destaque no período de 19 de dezembro de 2022 até dia 20 de agosto de 2023. Ou seja, após o fim da Copa do Mundo de 2022 até o término da última temporada europeia.

Antes de divulgar os três primeiros colocados e concorrentes ao prêmio, a FIFA nomeou 12 jogadores para uma primeira seleção. Dessa lista, profissionais do mundo todo (treinadores, capitães de seleções e jornalistas) escolheram os três finalistas para a disputa. Eles são: Kylian Mbappé, Lionel Messi e Erling Haaland.

Os três finalistas: Mbappé, Haaland e Messi

Após a Copa do Mundo, onde a França terminou na segunda colocação, Mbappé voltou com tudo e ajudou o PSG a chegar ao título do Campeonato Francês. O craque francês terminou a temporada 2022/23 com 41 gols marcados em 43 partidas. Uma média de quase um gol por jogo. Não à toa, foi escolhido como finalista do prêmio The Best.

Erling Haaland liderou o Manchester City para alcançar o título da Premier League e da Champions League - este, de forma inédita para o clube e jogador. Artilheiro da última temporada europeia, o atacante norueguês anotou 55 gols, conquistando diversos prêmios individuais, como o de Melhor Jogador da Europa em 2022/23.

Por fim, para completar a lista de finalistas, ele, Lionel Messi. Vencedor do prêmio The Best em 2022 - que levou muito em conta o desempenho do argentino durante a Copa do Mundo, Messi aparece novamente entre os indicados para o prêmio deste ano. Assim como Mbappé, o meio-campista também foi campeão pelo PSG na última temporada, e depois, se destacou na MLS atuando pelo Inter Miami. Messi também se tornou o maior artilheiro de todos os tempos das cinco principais ligas da Europa (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França).