Botafogo e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (17) no Nilton Santos, pela 17a rodada do Campeonato Brasileiro 2024. O jogo será transmitido pela Globo e Premiere, às 21h30 (de Brasília). Coincidência ou não, a última vez que as duas equipes se enfrentaram pelo Brasileirão, o Botafogo era o líder do campeonato e o Palmeiras o vice-líder - o mesmo cenário de hoje.

No entanto, ao invés do mesmo número de pontos que as duas equipes têm atualmente, Botafogo e Palmeiras estavam separados por seis pontos até o confronto que se deu pela 31a rodada do Brasileirão 2023. Com uma vitória, o Glorioso praticamente encaminhava o título brasileiro e excluía o Palmeiras da briga pela taça. O primeiro tempo até iludiu bastante o torcedor, que viu a equipe alvinegra abrir três gols de vantagem. Porém, o roteiro teve uma reviravolta na segunda etapa naquela que foi uma das maiores viradas da história do futebol brasileiro.

Como foi o último jogo entre Botafogo e Palmeiras

O célebre jogo aconteceu no dia 2 de novembro, no Nilton Santos, Rio de Janeiro. Com um ataque veloz e inspirado, o Botafogo rapidamente saiu na frente com um chute de fora da área de Carlos Eduardo, aos 21 do primeiro tempo. Não demorou muito para o Bota ampliar a vantagem. Sem deixar o Palmeiras ter tempo de respirar, aos 30' Tchê Tchê soltou uma bomba da entrada da área e fez um golaço. No modo 'avassalador', o Glorioso marcou o terceiro aos 36', em uma aula de contra-ataque de Júnior Santos, que driblou toda a zaga alviverde, tocou para Tiquinho e aproveitou o rebote de Weverton.

Com 3 a 0 no placar, o jogo estava praticamente resolvido. No entanto, quando se trata de Palmeiras, tudo pode acontecer. E realmente aconteceu. Sem promover nenhuma mudança, a equipe de Abel Ferreira voltou com outra postura para a segunda etapa e diminuiu com uma belíssima jogada individual de Endrick, aos 4 minutos. O Verdão passou a pressionar, mas não conseguia encontrar o caminho do gol novamente. Aos 30' Adryelson foi expulso e deu esperança à equipe alviverde. Porém, minutos depois, Tiquinho Soares sofreu um pênalti.

fute11.com.br
Endrick e Rony | Botafogo x Palmeiras - Brasileirão 2023 (Icon Sport)

Restando sete minutos para acabar o tempo regulamentar, o Botafogo tinha 3 a 1 no placar, um pênalti para cobrar. Naquele momento, somente um milagre poderia reverter a situação do jogo. E o milagre aconteceu. Weverton defendeu a cobrança de Tiquinho e, na jogada seguinte, o Palmeiras empatou. Novamente com Endrick, que aproveitou um rebote, dominou de canela e chutou uma bomba para o fundo da rede. 

E para a surpresa de todos, três minutos depois, aos 44', veio o empate. Endrick cruzou na pequena área, Gustavo Gomez desviou de cabeça, e Flaco López apenas empurrou para o gol. No último lance da partida, nos acréscimos, falta para o Palmeiras bater. Raphael Veiga cobrou na segunda trave e Murilo, absoluto na jogada, desviou com a perna direita e saiu para o abraço. Uma das maiores viradas da história, que empurrou o Palmeiras para a conquista do seu 12º título brasileiro.