Daniel Alves foi condenado a 4 anos e meio de prisão. A sentença saiu nesta quinta-feira (22), logo pela manhã.

O jogador de 40 anos de idade foi condenado por agressão sexual pela juíza Isabel Delgado Pérez. Vale pontuar que cabe recurso da decisão.

Além desta punição, foi imposto pela justiça que o atleta terá que cumprir um período de cinco anos em liberdade vigiada, além do pagamento dos custos do processo e uma indenização de 150 mil euros (R$ 805 mil).

Daniel estava preso de forma preventiva desde janeiro de 2023, já que existia risco de fuga. O atleta foi acusado de uma agressão sexual no banheiro de uma boate em Barcelona no dia 30 de dezembro de 2022 e foi detido vinte dias depois.

Durante o processo, Daniel Alves apresentou cinco versões diferentes, sendo que a última, dizia que o jogador estava sob efeito de intoxicação alcoólica no momento da agressão. A defesa do jogador tentou usar este argumento como atenuante para a absolvição do atleta.

A condenação de Daniel é uma sentença histórica para a justiça espanhola, que considerou que "ficou provado que a mulher não consentiu e que existem elementos de prova, além do testemunho da denunciante, para entender comprovada a violação".