Fernando Diniz já definiu a escalação do Brasil para o confronto contra a Colômbia, válido pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Com seis alterações - comparado ao último jogo contra o Uruguai - e sem um homem de referência na frente, o treinador começa a tentar dar uma nova cara à Seleção.

A escalação do Brasil contra a Colômbia

O Brasil que vai a campo ficou assim: Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André e Bruno Guimarães; Raphinha, Rodrygo, Vini Jr e Gabriel Martinelli.

As alterações

Ederson, Casemiro, Neymar e Gabriel Jesus (que deve jogar contra a Argentina), se lesionaram e irão desfalcar a Seleção Brasileira nesta data FIFA. Para o lugar dos quatro que atuaram contra o Uruguai, entram Alisson, André, Gabriel Martinelli e Raphinha.

As outras duas modificações de Fernando Diniz serão nas laterais: Yan Couto - que não foi convocado - dá lugar para Emerson Royal, e Carlos Augusto sai para a entrada de Renan Lodi. Um Brasil com quase metade do time diferente, que busca se reinventar após dois jogos sem vencer e com apresentações abaixo da média.

Ataque veloz e sem 'camisa 9'

Com essas alterações todas e sem utilizar um homem de referência no último terço de campo, Diniz tentará espelhar um pouco do que acontece no ataque do Real Madrid com Vinícius Júnior e Rodrygo atuando como dois atacantes. Assim, enquanto Martinelli e Raphinha jogarão abertos pelas pontas, Vini e Rodrygo formarão uma dupla de ataque em um esquema tático próximo do 4-2-4. A expectativa era grande para que Endrick pudesse começar a partida jogando. Porém, pelo que tudo indica, o jogador do Palmeiras não deve iniciar entre os 11 iniciais, pelo menos para a partida contra a Colômbia.

Na parte defensiva, André deve atuar como primeiro volante, dando suporte para a zaga e buscando o primeiro passe da equipe, enquanto Bruno Guimarães deve desempenhar um papel de saída de jogo, do meio de campo para o ataque. Nas laterais, Renan Lodi - pelas suas características - deve dar um suporte ofensivo maior, enquanto Emerson fica mais recuado pela direita.

Detalhes da partida entre Colômbia e Brasil

Data: 16 de novembro de 2023, às 21h00 (de Brasília)

Local: Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, Barranquilla (COL)

Onde assistir: Globo e Sportv.