Após os atos racistas contra Lukaku, jogador da Inter de Milão, na partida de ida da semifinal da Copa da Itália, a Polícia Italiana entrou em ação e identificou 171 torcedores da Juventus que cometeram atos racistas durante a partida.
Os torcedores identificados serão banidos dos estádios de futebol e também serão multados financeiramente por violar as regras dos espaços esportivos. Contudo, as investigações ainda estão em andamento e ainda podem identificar e incriminar mais torcedores da 'Vecchia Signora'.
O episódio
Lukaku sofre racismo
O episódio aconteceu no dia 4 de abril, durante o jogo de ida da Copa da Itália, entre a Juventus e a Inter de Milão, no 'Juventus Stadium'.
No fim da partida, Cuadrado marcou para a Juventus e parecia que o jogo terminaria com uma vitória da equipe de Turim. Contudo, Bremer cometeu um pênalti à favor da Inter e Lukaku foi para a cobrança. Durante a preparação para bater o pênalti, Lukaku foi alvo de diversos xingamentos da torcida italiana, que o chamavam de 'macaco'.
Após a cobrança e o gol, Lukaku protestou contra os atos através de um gesto, levando o dedo indicador à boca e uma das mãos à testa, em forma de continência. Em seguida, quando questionado sobre o que significaria o gesto, Lukaku disse: 'É segredo, no final da temporada explico.'
Muitos fãs da Juve filmaram o gol de Lukaku e fica evidente a quantidade de torcedores que proferiram as ofensas ao jogador. Assim sendo, as imagens ajudaram a Polícia na investigação e na identificação dos agressores.
Jogador brasileiro se manifesta
Lukaku foi expulso após a comemoração do gol, já que o árbitro considerou que o jogador estava incitando a torcida da Juventus.
Danilo foi um dos jogadores da Juve que mais reclamou pela expulsão de Lukaku. Após a partida, muitos torcedores questionaram a atitude de Danilo, já que o brasileiro sempre se manifestou a favor de causas anti-racistas.
Dessa forma, Danilo disse o seguinte: "Lukaku marcou e sinalizou para a nossa torcida ficar calada, o árbitro deu o cartão amarelo e depois expulsou corretamente, concordo."
Contudo, após a partida, o mesmo quis deixar claro através das suas redes sociais, que não foi porque concorda com a expulsão do árbitro, que o jogador deixou de ser contra atitudes racistas. Danilo afirmou: "O racismo é um assunto sério demais para ser tratado levianamente. Sou antirracista e qualquer ato desse tipo deve ser duramente condenado".