O Botafogo aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre o Peñarol no Estádio Nilton Santos, no jogo de ida da semifinal da Libertadores da América. Savarino (duas vezes), Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus foram os autores dos gols da vitória do Fogão. Com o resultado, a equipe alvinegra fica em uma situação bastante cômoda, podendo perder o segundo jogo por até quatro gols de diferença para se classificar à grande decisão.
Como foi o jogo
A primeira etapa definitivamente não refletiu o resultado final da partida. Da parte do Peñarol, percebeu-se desde cedo que a proposta era se defender e aplicar uma espécie de anti-jogo, em busca de pelo menos um empate sem gols. Do lado do Botafogo, a equipe comandada por Artur Jorge não conseguia furar o bloqueio uruguaio. Apenas no fim do primeiro tempo, com algumas jogadas individuais de Luiz Henrique, o Alvinegro conseguiu levar algum perigo.
No entanto, o cenário todo se alterou no segundo tempo. Sem nenhuma substituição, o Botafogo voltou do intervalo com uma atitude diferente, marcando mais pressão, fazendo transições rápidas no ataque, e marcando presença na área adversária. O primeiro gol do jogo saiu de um ótimo passe de Luiz Henrique, que deixou Savarino na cara do gol. O venezuelano só teve o trabalho de tirar do goleiro e correr para o abraço.
Cinco minutos depois, quando o relógio marcava 10 minutos da segunda etapa, Savarino cobrou um escanteio na cabeça de Igor Jesus. O atacante desviou para a pequena área e Barbora apareceu livre para marcar o seu primeiro gol com a camisa do Botafogo.

Já o terceiro foi uma aula de contra-ataque. Instantes após a saída de bola do adversário, a equipe alvinegra recuperou a bola e disparou no meio de campo com Igor Jesus. O centroavante da Seleção Brasileira achou Luiz Henrique aberto na ponta direita, que por sua vez passou para Vitinho no corredor. O lateral cruzou rasteiro para a grande área e, de novo, Savarino, chutou forte para o fundo da rede. O segundo dele e o terceiro do Fogão na partida.
O Botafogo seguiu pressionando o Peñarol e ficou perto de ampliar nos minutos seguintes. No entanto, o quarto gol só veio na reta final, e de maneira brilhante. Luiz Henrique recebeu um ótimo passe de Savarino, e após a saída do goleirão uruguaio, o ponta direita cavou e de cobertura marcou um golaço para o Fogão.
Para fechar a conta, estava faltando um gol dele, o artilheiro alvinegro na temporada, Igor Jesus. O centroavante recebeu uma ótima bola em um contra-ataque, avançou pelo corredor direito e rolou para Savarino chutar. A bola do meia foi espalmada pelo goleiro e Igor Jesus, no rebote, marcou de cabeça o quinto gol do Botafogo no jogo. Uma goleada que ficará para a história!
Botafogo x Peñarol - A folha do jogo
Botafogo 5 x 0 Peñarol | Jogo de ida da semifinal da Libertadores (23/10) | Estádio Nilton Santos
Botafogo: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Almada; Savarino, Luiz Henrique (Tiquinho Soares) e Igor Jesus (Óscar Romero). Técnico: Artur Jorge.
Peñarol: Aguerre; Milans, Méndez, Rodríguez e Maxi Olivera; Damián Garcia (Gastón Ramírez), Pérez, Darias (Mayada) e Leo Fernández; Báez (Lucas Hernández) e Silvera (Sequeira). Técnico: Diego Aguirre.