Jogando com o time praticamente reserva, rodeado de jogadores revelados pela base, o Corinthians fez valer o mando de campo e abriu uma importante vantagem para se classificar para a próxima fase da competição.
O jogo de volta do confronto será na próxima semana, no dia 19 de julho, na casa do Universitario. Quem passar, irá enfrentar o Newell's Old Boys nas oitavas de final da Sul-Americana.
O jogo
O Corinthians foi dominante durante praticamente toda a partida. Sem Róger Guedes e Yuri Alberto (poupados), Luxemburgo lançou o time com uma linha de três na frente de ataque, composta por apenas garotos. Biro e Pedro abertos pelas pontas e Felipe Augusto (autor do gol da vitória) centralizado.
A pressão do Timão começou desde o início. Guilherme Biro teve duas oportunidades de abrir o placar, a primeira cabeceou para fora, e a segunda, após um belo lance individual, chutou colocado mas errou o alvo.
O Universitario não conseguia sair do campo de defesa e tampouco criar oportunidades de gol. E mesmo com o Corinthians chegando com mais perigo, a primeira etapa terminou sem gols.
O segundo tempo iniciou-se com o mesmo ritmo. A equipe peruana esperava o Corinthians no campo de defesa, e o Timão tentava com as suas armas, abrir o placar.
No entanto, a equipe paulista pecava muito nas finalizações e principalmente no último passe. Luxemburgo observou o defeito em campo e colocou Renato Augusto no lugar de Matheus Araújo. Em busca de mais intensidade, o técnico também lançou Romero para a saída de Biro.
Minutos após as substituições, Álex Valera foi expulso por uma entrada violenta e deixou o Universitario com um a menos. Após a expulsão, o que já era um domínio do Corinthians, passou a ser uma intensa pressão.
O gol, que se desenhava a cada tempo que passava, veio na reta final da partida, após uma transição de passes que passou por quase o time inteiro do Corinthians, até chegar em Renato Augusto, que clareou a bola para o centroavante Felipe Augusto finalizar para o fundo da rede.
Vitória do Timão e vantagem construída para o segundo jogo.
A folha do jogo
Corinthians 1 x 0 Universitario
Corinthians: Carlos Miguel; Rafael Ramos (Léo Maná), Bruno Méndez, Caetano e Matheus Bidu (Maycon); Giuliano, Matheus Araújo (Renato Augusto) e Adson; Guilherme Biro (Romero), Pedro (Giovane) e Felipe Augusto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Universitario: Diego Romero; Corzo, Di Benedetto e Riveros; Polo, Ureña, Murrugarra (Barco), Quispe (Calcaterra) e Bolivar (Cabanillas); Urruti (Flores) e Valera. Técnico: Jorge Fossati