O jogo
Abel Ferreira resolveu colocar em campo um Palmeiras nunca antes escalado pelo treinador. As principais mudanças vieram na frente de ataque. John John, Artur e Dudu foram escolhidos para jogar pelas pontas e pelo meio, enquanto López foi escalado como o centroavante da equipe.
Jogando no Morumbi, já que o Allianz Parque estava reservado para shows, a estratégia de Abel não surtiu efeito no início do jogo. O Verdão levou um gol bem no comecinho da partida e se viu obrigado a partir para cima do adversário. O Palmeiras passou a dominar a posse de bola e pressionar o Cerro no campo de ataque.
Contudo, a equipe de Abel estava com dificuldade em criar oportunidades claras de gol. O treinador palmeirense, durante a segunda etapa, lançou Richard Rios, Endrick e Navarro nos lugares de Gabriel Menino, López e John John. Após as substituições, o Verdão conseguiu virar a partida. Mas foi graças à bola aérea e a participação do zagueiro-artilheiro, Gustavo Gómez, nos dois gols, que o Palmeiras conseguiu uma importante vitória na Libertadores.
Mesmo vencendo a partida, o Palmeiras se encontra na última posição do grupo C, empatado com o mesmo número de pontos que todas as equipes do grupo. O Verdão volta a jogar pela competição dia 3 de maio, quarta-feira, contra o Barcelona de Guayaquil, no Equador. Somente uma vitória interessa ao time de Abel.
Os gols
Gol do Cerro
O Cerro Porteño abriu o placar logo aos 5' do primeiro tempo. Após uma falha de Zé Rafael no meio de campo, o Cerro acionou o contra-ataque. Morales recebeu em profundidade pelo lado esquerdo, driblou Gustavo Gómez e deu um belo passe para Churín. O atacante chutou rasteiro para a defesa de Weverton. No rebote, Bobadilla chegou mais rápido que Luan e de cabeça empurrou para o fundo da rede. Palmeiras 0 x 1 Cerro Porteño.
Gol de empate do Palmeiras
O empate do Palmeiras só veio aos 18' da segunda etapa com o zagueiro Gustavo Gómez. Dudu cruzou para área em uma cobrança de falta na lateral esquerda do campo, Artur chegou na segunda trave e desviou para o gol. O goleiro do Cerro espalmou para a pequena área e Gustavo Gómez, de carrinho, colocou a bola para dentro do gol. Palmeiras 1 x 1 Cerro Porteño.
A virada do Palmeiras
O gol de virada do Palmeiras veio aos 30' do segundo tempo também através de uma jogada aérea. Após uma jogada ensaiada em uma cobrança de escanteio, Artur cruzou na segunda trave. Gustavo Gómez desviou para o meio da área e Rafael Navarro empurrou para o fundo da rede. Virada do Verdão na Libertadores! Palmeiras 2 x 1 Cerro Porteño.