O Flamengo está eliminado da Copa Libertadores da América. Após um empate sem gols em Montevidéu contra o Peñarol, a equipe comandada por Tite, que perdeu o primeiro jogo no Maracanã por 1 a 0, disse adeus à competição na fase de quartas de final.
Esta é a segunda vez consecutiva que o time de maior orçamento da América do Sul não consegue se classificar às semifinais do torneio continental. No ano passado, o Rubro-Negro havia sido eliminado nas oitavas pelo Olimpia, do Paraguai.
Peñarol x Flamengo: como foi o jogo
Apesar da maior posse de bola e domínio absoluto na primeira etapa da partida, o Flamengo não conseguiu criar sequer uma chance clara de gol. Com pouca criativade no setor de meio de campo, o Rubro-Negro tentou alternativas através da bola aérea. Ainda no começo, Gerson encontrou Gonzalo Plata na pequena área, que cabeceou com perigo para o gol.
Outra boa oportunidade surgiu de uma cobrança de escanteio de De La Cruz, que após confusão na grande área, sobrou limpa para Léo Ortiz. No entanto, o goleiro do Peñarol foi mais rápido e impediu o gol rubro-negro.
Durante a segunda etapa, pouco mudou. O Flamengo, continuou sem repertório ofensivo, e a equipe uruguaia, seguiu se defendendo muito bem - desta vez, até oferecendo perigo no contra-ataque. Depois de outra cobrança de escanteio, Gerson tentou marcar de cabeça, mas a bola passou raspando a trave. De novo, outra jogada aérea, mas dessa vez foi Bruno Henrique quem desperdiçou a chance.
O Peñarol tentou responder, e após saída errada de Rossi, García arriscou de longe e perdeu a melhor oportunidade do segundo tempo. A bola foi no contrapé do goleiro rubro-negro e passou tirando tinta da trave esquerda.
No fim, o Flamengo até simulou uma pequena pressão, mas não conseguiu balançar as redes. Fim de jogo sem gols e classificação garantida para o Peñarol. Eliminado na Libertadores, o Rubro-Negro agora sonha com o título da Copa do Brasil, e quem sabe, apesar de improvável, do Campeonato Brasileiro.
A folha da partida
Peñarol 0 x 0 Flamengo (Agregado: Peñarol 1 x 0 Flamengo)
Peñarol: Aguerre; Millans, Méndez, Rodríguez e Maximiliano Olivera; Darias (Gastón Ramírez) e Garcia; Cabrera (Lucas Hernández), Fernández e Báez (Leonardo Sequeira); Maxi Silvera (Facundo Batista). Técnico: Diego Aguirre
Flamengo: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno (David Luiz), Léo Pereira (Matheus Gonçalves) e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Léo Ortiz, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta; Plata (Gabigol) e Bruno Henrique. Técnico: Tite.