Nas vésperas da decisão da Copa do Brasil, o São Paulo enfrentou o Fortaleza na noite dessa quarta-feira (20) em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.

O técnico Dorival Júnior optou por escalar um time alternativo para a partida, visando a grande decisão que será disputada no próximo domingo contra o Flamengo.

No entanto, apesar de dominar praticamente todo o jogo, ter mais posse de bola e finalizações ao gol, o Tricolor Paulista saiu derrotado por um placar de 2 a 1. Zé Welison e Juan Martín Lucero marcaram para o Fortaleza. James Rodríguez, além de perder um pênalti, descontou para os donos da casa - foi o primeiro gol do colombiano com a camisa do São Paulo.

Com a derrota, o Tricolor não saiu dos 28 pontos e está na 13ª colocação do Brasileirão, com somente 4 pontos a mais que o primeiro time da zona do rebaixamento - o Santos. Já o Fortaleza pulou para a 7ª posição, com 28 pontos ganhos.

O jogo

O São Paulo começou ditando o ritmo do jogo, chegando duas vezes com perigo nos primeiros minutos. A primeira através de uma bola aérea e a segunda com uma tentativa de chute de fora da área de Luciano.

No entanto, foi o Fortaleza quem abriu o placar na sua primeira finalização ao gol, aos 16 minutos. Pochettino cruzou aberto na grande área e Zé Welison cabeceou no contra-pé de Jandrei, para o fundo da rede.

O Tricolor não sentiu o gol e continuou partindo para cima. Dois minutos após o primeiro gol do jogo, Michel Araújo foi derrubado dentro da grande área. Pênalti para o São Paulo. James Rodríguez foi para a cobrança e desperdiçou a sua segunda penalidade com a camisa da equipe paulista.

Mesmo após a chance desperdiçada, a equipe de Dorival continuava buscando jogo. Luan acertou uma bola na trave com um chute de fora e James também acertou o poste em uma cobrança de falta. Fim do primeiro tempo, vitória parcial do Fortaleza.

As duas equipes voltaram as mesmas para a segunda etapa. Não só nas escalações, como também na atitude em campo. Enquanto o São Paulo não conseguia aproveitar a sua superioridade na partida, o Fortaleza aproveitava para explorar as jogadas em velocidade pelos lados do campo. Foi assim que saiu o pênalti de Michel Araújo em Marinho aos 8 minutos. Lucero converteu a cobrança e ampliou o placar.

Dorival, não satisfeito, fez três substituições na equipe. O resultado veio rápido com um gol de James Rodríguez aos 34' após uma saída errada do goleiro João Ricardo.

No fim da partida, o Tricolor bem que ensaiou uma pressão em busca do empate, mas não foi o suficiente. Fim de jogo no Morumbi. São Paulo 1 x 2 Fortaleza.

A folha do jogo

São Paulo 1 x 2 Fortaleza

São Paulo: Jandrei; Nathan, Alan Franco, Diego Costa e Welington; Luan (Alexandre Pato), Gabriel Neves (Rodriguinho), Michel Araújo (Vilhena) e James Rodríguez; Luciano (David) e Juan (Talles Costa). Técnico: Dorival Junior.

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Gonzalo Escobar); Zé Welison (Lucas Sasha), Caio Alexandre e Pochettino (Pedro Augusto); Marinho (Pikachu), Lucero (Galhardo) e Guilherme. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.