No dia da estreia de Endrick, a Seleção Brasileira perdeu para a Colômbia por 2 a 1, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, em Barranquilla. Esta foi a primeira vez na história que o Brasil perdeu dois jogos consecutivos na competição.

O Brasil saiu na frente com Martinelli, mas levou a virada na segunda etapa com dois gols de cabeça de Luis Díaz. O jogador colombiano viveu um drama nas últimas semanas, quando seu pai esteve sequestrado durante 13 dias. Libertado na última quinta-feira, o pai do atacante pôde acompanhar a partida de perto e se emocionou muito ao ver o filho marcar duas vezes.

O jogo

GOL DE MARTINELLI

Não demorou muito para a Seleção Brasileira abrir o placar no Estádio Metropolitano. Logo aos 3 minutos de jogo, Gabriel Martinelli tabelou com Vinícius Júnior na entrada da área e tocou na saída do goleiro. Este foi o primeiro gol do atacante do Arsenal com a camisa da Seleção Brasileira.

fute11.com.br
Staff Images / CBF

VINI JR SAI MACHUDADO

Um excelente início de partida que prometia bastante. Jogando com uma linha de quatro atacantes, a Seleção verticalizava muito as suas jogadas em busca de explorar a fragilidade defensiva da Colômbia, e conseguia. No entanto, após a saída de Vini Jr - que sentiu a coxa esquerda - aos 25 minutos, para a entrada de João Pedro, o Brasil perdeu um pouco da sua força ofensiva pelas pontas. E o pior, pelo meio também não conseguia criar, já que Bruno Guimarães e André jogavam muito distantes da linha de frente.

DÍAZ DEU TRABALHO

Assim, a Colômbia aproveitou para crescer na partida, principalmente explorando o lado esquerdo do ataque com Luis Díaz em cima de Emerson Royal. Foi um baile do atacante colombiano pela ponta, que por pouco não conseguiu empatar a partida ainda na primeira etapa.

fute11.com.br
Reprodução / @FCFSeleccionCol

APÓS SAÍDA DE RODRYGO, COLÔMBIA CRESCEU NA PARTIDA

No início do segundo tempo, apesar da pressão da equipe colombiana com Díaz aberto e James Rodíguez tentando se infiltrar pelo meio, o Brasil conseguia reter um pouco a bola com Rodrygo no meio de campo. Era ele quem criava também as melhores oportunidades do Brasil, e que deixou Raphinha na cara do gol antes dele acertar a trave. Diniz então decidiu mudar o time de novo, e para a surpresa de todos, tirou Rodrygo para colocar mais um jogador aberto, Paulinho. Sem meio de campo e com a defesa cansada e insegura, era uma questão de tempo até a Colômbia empatar.

EMPATE DA COLÔMBIA

E o gol veio cinco minutos depois da saída do camisa 10 da Seleção. Após ter o corredor livre pelo lado direito da defesa brasileira, Borja cruzou na cabeça de Luis Díaz, que se abaixou para cabecear para o fundo da rede. Empate colombiano para a loucura do torcedor e emoção do pai de Díaz, que esteve no estádio. Colômbia 1 x 1 Brasil.

LUIZ DÍAZ VIRA A PARTIDA

Com o time do Brasil completamente apático e sem alternativas, não demorou muito para a virada acontecer. Instantes depois do empate, a mesma jogada se repetiu - só que dessa vez o cruzamento veio do outro lado - e Luis Díaz cabeceou novamente para a meta. Colômbia 2 x 1 Brasil! Noite mágica do atacante do Liverpool!

ESTREIA DE ENDRICK

Fernando Diniz não estava planejando lançar o garoto em campo, mas após o segundo da Colômbia, Endrick entrou e fez a sua estreia como jogador da Seleção Brasileira aos 17 anos. Dos poucos minutos que esteve em campo, buscou a bola, participou de bolas jogadas e quase deixou Martinelli na cara do gol. Talvez tenha sido o único aspecto positivo desta derrota acachapante sofrida pela Seleção Brasileira.

fute11.com.br
Staff Images / CBF

A folha do jogo

COLÔMBIA 2 X 1 BRASIL

Brasil: Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Douglas Luiz) e Renan Lodi (Pepê); André e Bruno Guimarães; Raphinha (Endrick), Rodrygo (Paulinho), Vini Jr (João Pedro) e Martinelli. Técnico: Fernando Diniz.

Colômbia: Vargas, Muñoz, Lucumí, Sánchez Machado (Borja); Castaño (Lerma), Uribe (Sinisterra), Carrascal e James Rodríguez; Luis Díaz e Borré (Cordoba). Técnico: Néstor Lorenzo.