O jogo entre Grêmio e Santos foi realizado no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, já que o Grêmio recebeu uma punição de perda de mando de campo após uma briga contra o Cruzeiro em jogo válido pela Série B do ano passado.

Jogando em Caxias, o Santos começou melhor no jogo. O Peixe oferecia mais perigo ao adversário através do contra-ataque e também da bola parada. Após perder algumas oportunidades, o Tricolor Gaúcho equilibrou o jogo e marcou na primeira etapa com João Pedro. Com mais posse de bola, o Grêmio conseguiu se impor no jogo e quase ampliou o placar, mas Luis Suárez perdeu um pênalti.

Soteldo foi expulso no fim da partida após receber o segundo cartão amarelo. Sendo assim, será desfalque no próximo jogo do Santos contra o Atlético-MG. Já o Grêmio, enfrenta o Cruzeiro fora de casa na segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Lances importantes

O gol

O Santos foi melhor durante a primeira etapa, mas foi o Grêmio quem levou a vantagem para o intervalo. Aos 44', o Tricolor começou trabalhando a bola no meio de campo. Suárez recebeu a bola de costas e acionou Diogo Barbosa na ponta direita. O lateral cruzou para a área, mas Bauermann desviou. No rebote, de fora da área, João Pedro pegou de primeira com o pé esquerdo. A bola entrou colocada no canto esquerdo do gol. Grêmio 1 x 0 Santos.

O pênalti

Após consulta do árbitro no VAR, um pênalti foi marcado para o Grêmio aos 08' do segundo tempo. Logo em seguida, Luisito Suaréz foi para a cobrança e isolou a bola por cima do gol. Não foi dessa vez que saiu o primeiro gol do craque uruguaio no Campeonato Brasileiro.

A expulsão

Soteldo entrou no jogo aos 29' do primeiro tempo após Lucas Barbosa sair lesionado da partida. Aos 40' da segunda etapa, o venezuelano levou o primeiro cartão amarelo por reclamação. Um minuto depois, o jogador deu uma entrada por trás em Thomas Luciano, recebeu o segundo cartão amarelo e assim sendo foi expulso da partida.

A folha do jogo

Grêmio: Adriel; João Pedro (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti (Darlan), Bitello, Zinho (André), Cristaldo (Nathan) e Vina (Everton Galdino); Suárez.

Santos: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho (Rodrigo Fernández), Dodi (Bruno Mezenga) e Lucas Lima (Miguelito); Lucas Barbosa (Soteldo), Daniel Ruiz (Ângelo) e Marcos Leonardo.