São Paulo e Flamengo empataram por 1 a 1 no Morumbi. Resultado que deu o título da Copa do Brasil ao Tricolor Paulista, já que havia ganho o primeiro jogo por 1 a 0 no Maracanã.

O jogo, como um todo, ficou longe do esperado de uma grande final de campeonato. É certo que muitos fatores contribuíram para isto. Entre eles, a onda de calor que assolou a capital paulista, a tensão e expectativa vivida pelo São Paulo (que não conquistava um título de expressão desde 2008) e a má fase vivida pelo Flamengo nos últimos meses.

Gerson bem que tentou

O Rubro-Negro entrou em campo precisando reverter o placar. E até teve uma atitude dominante durante boa parte do primeiro tempo. Gerson, escalado inicialmente como uma espécie de ponta direita, era quem mais conseguia construir jogadas de perigo.

fute11.com.br
Gerson e Caio Paulista / São Paulo x Flamengo. (Icon Sport)

E foi o camisa 20 quem iniciou a jogada do primeiro gol de Bruno Henrique. Mas desta vez, não como um ponta, mas buscando a bola no meio de campo como volante. Aliás, Gerson trocou de posição ao longo do jogo pelo menos umas três vezes. Saiu exausto na segunda etapa. Sem dúvidas, foi o melhor jogador do Flamengo em campo. Pelo menos, foi o que mais tentou. Teve vontade.

O gol do título e o possível retorno do Tricolor

Mas vontade mesmo, de ser campeão, parece que somente os jogadores do São Paulo tinham. Cada bola dividida e ganha, era comemorada pelos atletas em campo. Em um jogo equilibrado e com um nível técnico baixo, saiu vitorioso aquele que soube competir melhor. Que teve sede de vitória.

Se de um lado Gerson foi o destaque, do outro, um garoto formado na base do clube se sobressaiu e marcou o gol do título Tricolor. Rodrigo Nestor é o símbolo da campanha do São Paulo. Um jogador formado no clube, que já foi muito criticado, deu a volta por cima e hoje é uma das peças mais fundamentais da equipe de Dorival Júnior.

fute11.com.br
Rodrigo Nestor comemorando o gol do título contra o Flamengo (Icon Sport)

E por falar no treinador. Quem diria, que o técnico demitido pelo Flamengo após conquistar tudo pela equipe carioca em 2022, iria vencer novamente a Copa do Brasil, mas dessa vez derrotando o seu antigo clube na final.

Méritos para Dorival, méritos para o São Paulo. Merecedores do título de Campeão da Copa do Brasil de 2023! Uma taça que pode ser um marco, para o retorno do Tricolor, à primeira prateleira do futebol brasileiro e sul-americano.