Com Veiga e Rony como desfalques, Abel Ferreira optou por escalar o jovem Jhon Jhon no meio de campo e Flaco Lopez na frente de ataque junto com Endrick. O esquema tático deu certo e o Palmeiras conseguiu jogar com intensidade no centro e aproveitar as oportunidades criadas no último terço.
O Verdão dominou boa parte da partida e poderia ter saído com um resultado mais amplo. Além de Gabriel Menino, que fez uma excelente partida, Lopez também se destacou e deixou o dele. Vanderlan deu duas assistências.
O jogo
O Palmeiras iniciou o jogo valorizando a posse de bola e tentando criar oportunidades de perigo através da velocidade de Endrick na frente de ataque. A primeira chance de gol veio logo aos 5'. Marcos Rocha fez um lançamento para Endrick, o camisa 9 do Verdão foi mais rápido que a zaga mineira e ficou cara a cara com Felipe Garcia. Com o pé direito, Endrick tentou encobrir o goleiro mas a bola saiu à meia altura. Aos 7', Dudu arriscou um chute rasteiro de fora da área e a bola passou perto da trave.
Contudo, foi o Tombense quem abriu o placar no seu primeiro ataque aos 10'. Alex Sandro cruzou na área, Gustavo Gomez desviou mal de cabeça e a bola sobrou para Matheus Frizzo, que da entrada da área, mandou no ângulo de Weverton. Palmeiras 0 x 1 Tombense.
Um golaço
Apesar do gol, o Palmeiras continuava melhor na partida e aos 14' Endrick teve outra boa oportunidade após um cruzamento de Varderlan pela esquerda, mas acabou errando o chute de primeira. O Verdão trocava passes no meio de campo de forma paciente até encontrar algum espaço para infiltrar. Gabriel Menino era quem mais buscava encontrar este espaço e aos 37' foi recompensado com um golaço. Vanderlan fez um bom desarme no meio de campo e acionou Gabriel Menino. Menino dominou a bola já se posicionando para o chute, e de muito longe, acertou uma bomba no ângulo direito do gol. Palmeiras 1 x 1 Tombense.
O Palmeiras continuou pressionando o adversário em busca de assumir a frente do placar antes do intervalo e o segundo gol saiu instantes depois, aos 41'. Em um contra-ataque veloz, Endrick, no meio de campo, de costas, tocou para Lopez. Lopez lançou Jhon Jhon na ponta esquerda, o garoto colocou na frente mas sofreu a falta. O árbitro deu vantagem e a bola sobrou para Vanderlan, que cruzou para área e Flaco Lopez cabeceou para o fundo das redes. Virada do Verdão no Allianz. Palmeiras 2 x 1 Tombense.
Segundo tempo
O jogo na segunda etapa voltou mais morno. O Palmeiras não atacava com a mesma intensidade e o Tombense também não se expunha tanto, tentava surpreender com os chutes de média e longa distância. Abel tirou Endrick, Jhon Jhon e Gabriel Menino e colocou em campo Breno Lopes, Navarro e Richard Ríos. Richard teve uma grande oportunidade na sua primeira jogada aos 26', quando recebeu a bola da direita de Marcos Rocha e chutou rasteiro rente a trave.
Faltavam 5 minutos para acabar o tempo regulamentar e o jogo ainda estava 2 a 1. Aos 41', Navarro sofreu um pênalti para o Palmeiras. Gustavo Gomez foi para a cobrança e chutou forte, alto, no canto esquerdo do gol. Palmeiras 3 x 1 Tombense. Poucos minutos depois, aos 45', o ex-jogador do Palmeiras, Egídio, cobrou uma falta para dentro da área, a bola rebateu e sobrou nos pés de Marcelinho, que mandou de três dedos no ângulo esquerdo de Weverton. Mais um golaço. Palmeiras 3 x 2 Tombense.
Quando tudo parecia que já estava resolvido, Breno Lopes cruzou para a área aos 52', o zagueiro Gustavo Gomez desviou de cabeça para a entrada da pequena área e Navarro deu um bonito voleio para o fundo da rede. Palmeiras 4 x 2 Tombense. Fim de jogo.
Jogando sem Veiga e sem Rony, o Palmeiras conseguiu uma boa vantagem para o jogo de volta que será disputado em Minas Gerais, no dia 26 de abril. O Tombense precisará de uma vitória de no mínimo três gols de diferença para se classificar para a próxima fase da Copa do Brasil.
A folha do jogo
Palmeiras 4 x 2 Tombense
Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos) e Jhon Jhon (Navarro); Dudu (Giovani), Flaco López (Luís Guilherme) e Endrick (Breno Lopes).
Tombense: Felipe Garcia; Kevin, Wesley, Roger e Guilherme Santos; Elton (Luiz Fernando), Bruno Silva e Matheus Frizzo (Egídio); Jaderson, Daniel Amorim (Fernandão) e Alex Sandro (Keké).