O time comandado pelo técnico interino Mário Jorge teve apenas uma mudança comparado à equipe escalada por Vítor Pereira na final do Carioca contra o Fluminense. Éverton Ribeiro saiu jogando no lugar de Léo Pereira e o esquema tático voltou a ser apenas com dois zagueiros. Tudo indicava que no papel, o Flamengo entraria em campo para jogar de maneira bastante ofensiva em busca de revolver o confronto já no primeiro jogo. Éverton Ribeiro, Cebolinha, Pedro e Gabigol, formaram o quarteto de ataque do Rubro-Negro.

Contudo, foi o Maringá quem entrou com uma postura mais corajosa, equilibrou a posse de bola durante boa parte do jogo, foi mais efetivo e saiu vencedor da partida. David Luiz (contra) e Seginho marcaram os gols do jogo. A derrota agravou ainda mais a crise no Rubro-Negro. Gabigol vive seu maior jejum de gols no Flamengo. São 10 partidas sem marcar. Para a partida de volta, o Mengão precisará de uma vitória de no mínimo três gols de diferença para avançar na Copa do Brasil.

Os gols

O Flamengo até tentava abrir o placar no início do jogo, principalmente através das jogadas construídas por Cebolinha, mas pecava sempre na finalização. O castigo veio aos 38 minutos do primeiro tempo. O Maringá iniciou a jogada pelo lado direito do campo com Robertinho, que tocou para Luiz Thiago. Luiz acionou Raphinha com um lançamento para a ponta esquerda, que cruzou na grande área. Matheus Bianque cabeceou para o gol, David Luiz tentou afastar a bola mas acabou marcando contra a própria meta. Maringá 1 x 0 Flamengo.

No segundo tempo, o Maringá voltou com o mesmo ritmo agressivo e parecia que não estava satisfeito com o resultado. O Flamengo, apático, oferecia pouco perigo à equipe paranaense. Era uma questão de tempo até o Maringá ampliar o placar e o segundo gol veio aos 13 minutos. O gol teve origem novamente pelo lado direito de ataque. Bianqui recebeu um passe em profundidade nas costas da zaga flamenguista, avançou pela ponta com a bola e cruzou para Serginho bater de primeira para o fundo da rede. Maringá 2 x 0 Flamengo.

Éverton Ribeiro desabafa

Após o término do jogo, o meia Éverton Ribeiro resolveu falar e não polpou palavras ao fazer uma auto crítica em relação ao time do Flamengo nas últimas partidas.

“A gente tem que melhorar muito, falar menos. Ver o que a gente tá errando e trabalhar forte para voltar ao caminho das vitórias (…) E só nós, que estamos aqui, jogadores, junto com a comissão, vai poder reverter esse quadro que não é compatível com o nível do Flamengo.”

Éverton Ribeiro

Agora, o Flamengo vive um dúvida: enquanto aguarda a resposta de Jorge Jesus, é possível recuperar este elenco através de um treinador interino?

O próximo jogo do Rubro-Negro será pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo enfrentará o Coritiba, domingo (16), às 16h no Maracanã.

A folha do jogo

Maringá 2 x 0 Flamengo

Maringá: Dheimison; Marcos Vinicius, Wesley, Gustavo Vilar e Raphinha (Caíque Silva); Serginho (Romarinho), Bianqui (Matheus Moraes) e Erick Varão; Robertinho, Iago (Matheus Blade) e Luiz Tiago (Bruno Lopes).

Flamengo: Santos; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro (Marinho); Cebolinha (Matheus França), Pedro e Gabigol (Matheus Gonçalves).