Após a partida contra Marrocos, no mês de março deste ano, a Seleção Brasileira irá a campo pela segunda vez após o fracasso na Copa do Mundo do Catar.

Desta vez, o Brasil enfrentará a seleção de Guiné, em seguida jogará com outra equipe africana, Senegal. Nos dois amistosos, a CBF preparou uma iniciativa antirracista em apoio aos ataques sofridos por Vini Jr. No primeiro jogo, em Barcelona, a Seleção jogará pela primeira vez na história, com o uniforme todo preto.

Horário

Brasil x Guiné (amistoso internacional)

Dia e hora: 17 de junho de 2023 (sábado), às 16h30 (horário de Brasília).
Local: RCDE Stadium (Estádio Cornellà-El Prat), em Barcelona, na Espanha.

Como chegam as equipes?

BRASIL:
A Seleção Brasileira chega para o segundo jogo do ano após uma derrota para Marrocos e sem um treinador oficial. Não se usa a palavra 'crise' pois a CBF ainda aguarda uma resposta de Ancelotti para assumir o cargo técnico. Caso a resposta seja negativa, e as performances do Brasil não convencerem nessa Data Fifa, talvez a palavra 'crise' passe a ser utilizada.

Ramon Menezes (técnico interino), ao contrário da sua primeira convocação em que convocou uma série de garotos, busca ser mais conservador agora. Da equipe titular que veio treinando durante a semana, somente dois jogadores não estavam presentes na última Copa do Mundo. Mesmo sem comando oficial, o Brasil chega como amplo favorito para o confronto contra a Guiné.

GUINÉ:
Apesar da pouca tradição no futebol mundial, a Seleção de Guiné, nos últimos anos, conta com muitos representantes que atuam nas melhores ligas da Europa. À semelhança de outros países africanos, Guiné evoluiu com esta exportação de jogadores e hoje não é uma presa tão fácil para as grandes seleções.

Além de jogar um amistoso nessa Data Fifa, Guiné também disputa as Eliminatórias da Copa das Nações Africanas. Na última quarta-feira, perdeu para o Egito, de Mohamed Salah, por 2 a 1. Dentre os jogadores de Guiné que atuam na Europa, destacam-se Naby Keïta (Werder Bremen), Moriba e Diakhaby (Valencia), Guirassy (Stuttgart) e Issiaga Sylla (Montpellier).

Prováveis escalações

BRASIL:

  • Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vinicius Junior e Richarlison. Técnico: Ramon Menezes.

GUINÉ:

  • Kone; Conte, Saidou Sow, Mohamed Camara e Issiaga Sylla; Diawara, Moriba, Guilavogui, Kamano e Naby Keita; Guirassy. Técnico: Kaba Diawara.

Onde assistir

Transmissões ao vivo: Globo, SporTV e Globoplay.