Hoje (quarta-feira, 02) a bola rola pelas semifinais da Copa do Brasil. O Atlético-MG recebe o Vasco na Arena MRV, enquanto o Flamengo enfrenta o Corinthians no Maracanã.

Essa é uma das poucas vezes onde nesta fase da competição, todos os times presentes, já conquistaram, pelo menos, uma vez o título do torneio.

No entanto, nenhuma das quatro equipes estão entre os grandes vencedores da história da Copa do Brasil. No momento, o Cruzeiro - que foi eliminado na primeira fase da atual edição - ainda se mantém como o maior campeão, com 6 títulos conquistados. Seguido do Grémio, que já venceu 5 vezes o torneio, sendo o último em 2016.

Dos quatro semifinalistas, o Flamengo é o time com maior tradição neste campeonato de mata-mata. Com 4 títulos conquistados (1990, 2006, 2013 e 2022), o Rubro-Negro leva essa vantagem histórica para os confrontos da semi.

Logo em seguida, aparece o Corinthians, com 3 conquistas da Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009). A última delas, inclusive, com o craque Ronaldo Fenómeno fazendo parte do elenco campeão. Depois do Timão, vem o Atlético-MG, que ao todo, acumula dois títulos do torneio (2014 e 2021).

Por último, o Vasco da Gama, que pode ser considerado o time, dos quatro semifinalistas, mais 'improvável' em ir tão longe na competição, conquistou apenas uma vez a competição. Foi em 2011, sob o comando de Ricardo Gomes e contando com grandes jogadores como Fernando Prass, Dedé, Juninho Pernambucano e Diego Souza, que o Cruzmaltino levantou pela primeira e última vez a taça da Copa do Brasil. Será que o mesmo pode se repetir este ano?