Cada vez mais os atletas do mundo da bola conseguem estender o fim da sua carreira. Isto se dá por conta da evolução física e preparatória que os clubes oferecem para os jogadores nos tempos atuais.
Tomemos como um exemplo Cristiano Ronaldo. O craque português, que está na prateleira dos maiores jogadores da história do futebol, ainda atua em alto rendimento com 38 anos de idade e diz abertamente que não pretende parar tão cedo.
No entanto, apesar da longevidade do atleta da bola aumentar a cada ano, alguns jogadores, muitas vezes, são obrigados a encerrar a carreira precocemente, por conta de alguma adversidade.
Ao longo da história, inúmeros jogadores tiveram que tomar esta decisão antes da hora. Sendo que alguns, nem sequer passaram dos 30 anos de idade, sendo jogador profissional. Veja quais foram alguns destes atletas.
TOSTÃO (26 anos)
Tostão foi um dos destaques da Seleção Brasileira no título da Copa do Mundo de 1970. O jogador encerrou a sua carreira com apenas 26 anos. O atacante brasileiro deslocou a retina do olho após levar uma bolada em uma partida. Após uma cirurgia, Tostão conseguiu jogar por mais algum tempo, mas acabou tendo que aposentar as chuteiras em 1973, quando jogava pelo Vasco.
MARCO VAN BASTEN (28 anos)
Van Basten é considerado um dos maiores jogadores da história da Holanda. Brilhou na Europa com a camisa do Ajax e do Milan. No entanto, o artilheiro convivia com muitas lesões e foi obrigado a deixar os gramados com 28 anos. Sua última partida foi pelo Milan, em 1993, quando saiu derrotado para o Olympique de Marseille na final da UEFA Champions League.
ÉRIC CANTONA (30 anos)
Cantona é para muitos o maior nome da história do Manchester United. Astro do time nos anos 90, o jogador venceu 4 taças da Premier League atuando pelo 'Red Devils'. No fim de sua carreira, Cantona foi suspenso por um longo período após agredir um torcedor do Crystal Palace. Ao contrário de outros atletas, a aposentadoria do jogador francês com 30 anos em 1997, foi uma grande surpresa para a época.
CAIO RIBEIRO (30 anos)
Caio Ribeiro é outro que teve uma carreira relâmpago no futebol. O atual comentarista, quando jogador, teve passagem por diversos clubes no Brasil, como o São Paulo, Santos, Flamengo, Botafogo, Fluminense e Grêmio. O atacante também teve passagem pela Europa, jogando na Inter de Milão e no Napoli. Caio encerrou a sua carreira aos 30 anos em 2005 por uma opção pessoal.
HIDETOSHI NAKATA (29 anos)
Nakata é considerado um dos melhores jogadores que o Japão já teve. O meio-campista se destacou atuando na Itália, em clubes como Roma, Parma, Bologna e Fiorentina. O jogador encerrou a sua carreira em 2006, com 29 anos, após a Copa do Mundo, onde inclusive, enfrentou a Seleção Brasileira na fase de grupos.
ADRIANO (30 anos)
Adriano foi um dos jogadores mais promissores da história da Seleção Brasileira. Campeão da Copa América com a camisa canarinho, o atacante ídolo da Inter de Milão, não anunciava a sua aposentadoria oficialmente, mas na prática encerrou a carreira, no Corinthians, com apenas 30 anos de idade, após uma série de lesões e problemas pessoais. Depois dos 30, Adriano ainda teve passagem (sem jogar) pelo Flamengo, Atlético-PR e Miami United antes de aposentar oficialmente suas chuteiras.