A final de 2012
Toda essa tensão que este jogo envolve tem relação direta com a partida disputada no Morumbi entre São Paulo e Tigre no segundo jogo da decisão da Copa Sul-Americana de 2012. Na altura, o São Paulo foi campeão do torneio antes mesmo de iniciar o segundo tempo do jogo.
Após Lucas Moura provocar um dos jogadores do Tigre na saída do intervalo, uma briga generalizada aconteceu no campo. Após a confusão e a entrada da polícia em campo, os jogadores do Tigre foram para os vestiários e acusaram a polícia de terem ameaçado e agredido os profissionais do clube. Desta forma, o time argentino se recusou a voltar ao jogo e o São Paulo foi decretado campeão.
As torcidas
Após o sorteio para a fase de grupos da Sul-Americana deste ano, o clube argentino postou em suas redes sociais uma foto de seus jogadores reunidos no jogo de 2012 no Morumbi. A foto levou a seguinte descrição: "A família Matadora mais unida do que nunca." A torcida do Tigre diz prometer uma 'revanche' para o jogo de quinta-feira (6) contra o São Paulo. Algo confirmado até mesmo por um dos jogadores do clube, Mateo Retegui.
Do lado do São Paulo, uma das torcidas organizadas do tricolor, publicou em suas redes sociais, uma chamada para uma caravana até a Argentina para acompanhar o jogo. No post, a Torcida Independente afirma que será proibida a presença de mulheres e menores de idade na caravana. A publicação acabou por esquentar ainda mais o clima de tensão que envolve este jogo. Resta saber agora, se o policiamento será efetivo para evitar qualquer tipo de conflito entre as torcidas.
O jogo
O São Paulo se prepara para este jogo após uma eliminação doída no Campeonato Paulista. Será uma boa oportunidade para Rogério Ceni iniciar com o pé direito a temporada. Será um jogo difícil para o tricolor por todo o clima que envolve o jogo. Mas se fôssemos levar em conta apenas a qualidade da equipa adversária, o São Paulo teria tudo para se sair bem na Argentina. O Tigre amarga apenas a 17ᵃ posição do Campeonato Argentino.