Vitor Roque chegou ao Barcelona no início do ano com muita badalação da torcida catalã. O garoto brasileiro de 19 anos foi a contratação mais cara da última janela de transferências europeia e prometia brigar por uma vaga direta com Lewandowski na equipe titular do Barça. No entanto, já se passaram três meses desde a sua chegada e o atacante só iniciou uma partida como titular do time comandado por Xavi.

Por que Xavi não dá mais minutos a Vitor Roque?

É evidente que a briga pelo ataque do Barça é bastante competitiva. Além do craque polonês, Vitor Roque disputa posição com João Félix, Ferran Torres, Raphinha, Lamile Yamal e Marc Guiu. Porém, esperava-se mais do garoto brasileiro em 2024.

Os gols perdidos por Roque nas suas primeiras partidas pelo Barcelona, pode ter impactado na decisão de Xavi de não utiliza-lo como titular da equipe. O treinador do Barça viu que o brasileiro precisava de um tempo maior de adaptação e resolveu colocá-lo como uma das últimas opções de ataque.

Com 10 partidas disputadas até agora (apenas uma como titular) e dois marcados, Vitor Roque soma - sem contar o segundo jogo entre Barça e Napoli pela Champions League - apenas 226 minutos jogados. O que equivale menos de três partidas completas.

fute11.com.br
Vitor Roque (Icon Sport)

No último duelo do Barcelona pela La Liga, contra o Mallorca, Vitor Roque entrou na segunda etapa e somou um pouco menos de 30 minutos em campo. Em entrevista coletiva após a vitória por 1 a 0 do Barça, Xavi elogiou a performance do brasileiro e fez questão de comunicar que pretende dar mais minutos ao jogador nas próximas partidas.

Ainda é muito cedo para apontar o dedo para Vitor Roque. O tempo de adaptação no primeiro ano de clube europeu, varia bastante de jogador para jogador. Lucas Beraldo, por exemplo, chegou ao PSG no início de 2024 e já é titular absoluto da equipe. Em contrapartida, dois dos jogadores mais importantes do Real Madrid hoje, Vini Jr. e Rodrygo, demoraram algum tempo para se adaptarem no Real Madrid.

Vitor Roque já demonstrou pelo Athletico-PR que é um jogador de muito talento. Certamente, com o tempo, ele irá ficar mais a vontade no Barcelona e ganhará cada vez mais minutos em campo.