Durante a vitória do Palmeiras por 1 a 0 contra o Flamengo, que culminou na eliminação do Verdão nas oitavas de final da Copa do Brasil, Abel Ferreira foi expulso (após revisão do VAR) por direcionar um gesto obsceno à equipe de arbitragem.

Abel Ferreira justifica gesto

Após o término do jogo, o treinador alviverde falou com o repórter André Hernan. Abel não negou que efetuou o gesto, mas afirmou que foi direcionado à sua comissão técnica e não à arbitragem. O técnico contou que sua ação aconteceu decorrente de uma não marcação de falta para o time do Palmeiras, onde imediatamente após o lance, Abel teria virado em direção ao banco, feito o gesto e falado 'este árbitro não tem coragem'.

"Eu fiquei surpreso (com a expulsão), porque não sabia o que era. Depois, quando vi a imagem no telão, percebi o que foi. Eu já tive oportunidade de mostrar as nossas imagens. Há uma falta, do nosso lado direito, que eu não concordo. E quando acontece essa falta, eu viro na direção da minha comissão técnica e faço o gesto, dizendo 'o árbitro não teve coragem'", disse o treinador alviverde.

Imagem alternativa do gesto de Abel Ferreira.

Após a tentativa de explicação do porquê do gesto, Abel Ferreira também fez questão de pedir desculpas à sua família pelo seu equívoco, mas afirmou que em momento nenhum quis ofender alguém que estava no jogo. 

"Eu pedi desculpas aos meus jogadores e vou pedir desculpas à minha mãe, minhas filhas e minha esposa. Mas em momento nenhum eu tive a intenção, de com esse gesto, ofender a quem quer que seja. Eu já percebi que as câmeras estão sempre viradas para mim. É uma pena, porque se você for ver, a expulsão só vem três minutos depois (do gesto). Foi isso que se passou", concluiu Abel Ferreira.