O Barcelona vive uma situação muito complicada judicialmente com o 'caso Negreira'. Escândalo pelo qual o Barcelona pagou ao ex-vice-presidente do comitê de arbitragem espanhol CTA, José María Enríquez Negreira.
O Barça corre sérios riscos de receber uma punição da UEFA que poderá deixar de fora a equipe das competições europeias. Segundo a imprensa espanhola (a informação veio primeiro através do programa 'Onze' da 'Tv3'), caso esta punição seja confirmada, o Barcelona estuda a possibilidade de disputar uma competição fora da Europa.
Onde jogar?
Nenhuma competição europeia seria uma opção para o Barça caso a sanção aconteça. A manutenção do elenco seria outro grande problema que o clube iria enfrentar. Desta forma, as opções do Barcelona seriam jogar amistosos ao longo da temporada ou até mesmo disputar outra competição como um clube convidado. Algumas ligas asiáticas estão sendo apontadas como uma das possibilidades para o time.
Contudo, o Barcelona não coloca como prioridade este plano. O Presidente do clube, Joan Laporta, ainda aguarda o veredito da justiça espanhola. Caso o Barça seja impossibilitado de disputar a Liga Espanhola, o presidente tentaria colocar o Barça em outra liga europeia. Mas isso, se a UEFA não punir também o clube.
O presidente do Barça se reuniu há alguns dias com Aleksander Ceferin, o principal presidente da UEFA, para lhe dar explicações sobre o escândalo do 'caso Negreira' e quem sabe, influenciar de alguma forma a entidade.
Caso a punição da UEFA também aconteça, o que é possível, a opção do Barcelona seria mesmo procurar competições em outros continentes.
Vale recordar que o Barcelona está muito próximo do título do Campeonato Espanhol da atual temporada. A equipe está na primeira colocação, com 14 pontos a mais que o segundo colocado, o Real Madrid. Faltando 5 rodadas para terminar a La Liga, o Barça pode ser campeão na próxima rodada.