Nesta manhã de quarta-feira (20), o Tribunal de Barcelona acatou a decisão de conceder liberdade provisória ao jogador Daniel Alves, que havia sido condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual.

A notícia foi publicada através da imprensa espanhola, comunicando que o brasileiro poderá sair da prisão após o pagamento de uma fiança equivalente a 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) e a entrega dos seus dois passaportes (brasileiro e espanhol).

A advogada de defesa, Inés Guardiola, entrou com um recurso da sentença de Daniel, solicitando a liberdade provisória do jogador, até que uma sentença final seja aprovada pela Justiça Espanhola.

Tendo em vista o risco de fuga do condenado, Daniel Alves não poderá sair do território espanhol e terá que comparecer ao Tribunal de Barcelona uma vez por semana. Além disso, o jogador não poderá se aproximar da vítima, respeitando a distância de 1000 metros, e também não poderá traçar qualquer tipo de comunicação com ela.

Vale recordar que Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão, mais cinco anos em liberdade vigiada, além do pagamento dos custos do processo e uma indenização de 150 mil euros (R$ 805 mil), no dia 22 de fevereiro, por agressão sexual a uma jovem numa discoteca de Barcelona.

Enquanto os recursos estiverem sendo julgados, Daniel poderá responder sua condenação fora da prisão. O jogador cumpria prisão preventiva há 14 meses, desde janeiro de 2023.